Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Diante da comoção que a prisão de Lula poderia causar, o Supremo Tribunal Federal optaria por garantir que ele espere em liberdade até que eventual sentença condenatória seja confirmada pelos tribunais superiores de Brasília

Compartilhe esta notícia:

STF garantiria liberdade até eventual sentença condenatória. (Foto: Ricardo Stuckert)

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou em nota seguir o entendimento da Corte sobre prisão após condenação em segunda instância, mesmo que o condenado seja o ex-presidente Lula.

Nesta segunda (15), a colunista do jornal Folha de S. Paulo Mônica Bergamo informou que o tribunal pode evitar que Lula seja preso de imediato, mesmo após uma eventual condenação pelo juiz Sergio Moro e pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na Operação Lava-Jato.

Diante da comoção que a prisão de Lula poderia causar, o STF optaria por garantir que ele espere em liberdade até que eventual sentença condenatória seja confirmada pelos tribunais superiores de Brasília, em última instância, apurou a colunista.

Ela citou cinco ministros que poderiam adotar essa postura: Celso de Mello, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Em nota, o ministro diz que, embora tenha votado contrariamente a esse entendimento nos três julgamentos que consagraram essa nova orientação (seu voto foi minoritário), sua “posição a respeito da possibilidade de execução provisória da condenação penal, desde que confirmada por tribunal de 2º grau, observa e respeita, integralmente, o princípio da colegialidade”.

“Não procede a afirmação de que eu tenderia a insurgir-me contra referida diretriz, firmada, soberanamente, nessa específica questão, pelo plenário do Supremo Tribunal Federal”, afirma. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Relator da ação contra a chapa Dilma-Temer libera o processo para julgamento
Soltar Lula provocaria uma “situação de risco”, disse o juiz Sérgio Moro sobre a sua atuação para manter o ex-presidente preso
https://www.osul.com.br/diante-da-comocao-que-prisao-de-lula-poderia-causar-o-supremo-tribunal-federal-optaria-por-garantir-que-ele-espere-em-liberdade-ate-que-eventual-sentenca-condenatoria-seja-confirmada-pelos-tribunai/ Diante da comoção que a prisão de Lula poderia causar, o Supremo Tribunal Federal optaria por garantir que ele espere em liberdade até que eventual sentença condenatória seja confirmada pelos tribunais superiores de Brasília 2017-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar