Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 15 de julho de 2015
A presidenta Dilma Rousseff inaugurou nesta quarta-feira (15), em Laguna (SC), a ponte Anita Garibaldi. Construída sobre o Canal de Laranjeiras, na BR-101, a estrutura, de 2.830 metros de extensão, deve acabar com os constantes congestionamentos na região, registrados principalmente no verão e em feriados prolongados. A rodovia, recentemente duplicada, apresentava afunilamento nesse trecho, já que a travessia no local era feita em pista simples, insuficiente para suportar o tráfego de cerca de 25 mil veículos por dia, que, no verão, chega a até 40 mil.
“O nome da ponte é uma homenagem a Anita Garibaldi, uma mulher que lutou firmemente tanto aqui no Brasil como na Itália. Sem sombra de dúvida é um exemplo da mulher brasileira, que é guerreira e que é corajosa, que não se atemoriza e que enfrentou guerras, dificuldades. E as superou”, afirmou a presidenta. “Uma ponte une, uma ponte fortalece, uma ponte junta energia, uma ponte permite que se supere obstáculos.”
Dilma lembrou ainda que esteve em Laguna em maio de 2012. “Naquela oportunidade, viemos aqui olhar onde seria construída essa ponte. E eu fico muito feliz de dizer para vocês que essa ponte é também uma homenagem a todos aqueles que acreditaram que nós poderíamos fazer uma obra com essa beleza, com esse desafio de engenharia e de arquitetura”, disse.
A ponte, que está sob a responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), recebeu investimentos de 777 milhões de reais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Temos de ter, no Brasil, infraestrutura de qualidade para poder desenvolver indústria, garantir emprego e garantir segurança do tráfego”, acrescentou Dilma.
A estrutura é a primeira ponte estaiada em curva do País. “O que queremos é garantir para o Estado [SC] as condições para o crescimento sistemático”, finalizou a chefe do Executivo.

A obra é importante também para a economia da Região Sul, uma vez que a BR-101 é o principal corredor de acesso a países do Mercosul (Foto: Rogério de Melo/PR)