Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump ameaçou cancelar a reunião com o presidente russo, Vladimir Putin no G20 por incidentes na Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

O presidente norte-americano também propôs três anos de proteção legislativa para jovens imigrantes ilegais e a extensão em três anos para os que têm status de proteção temporária. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na terça-feira (27) cancelar a reunião bilateral planejada com o presidente russo, Vladimir Putin, no G20, na Argentina, devido à captura pela guarda costeira russa de três navios militares ucranianos.

Trump disse ao “Washington Post” que estava à espera de um relatório de seus assessores de segurança nacional sobre o incidente ocorrido no domingo, cujas conclusões serão “decisivas”.

“Talvez eu não vá ter aquele encontro. Talvez eu não vá ter aquele encontro”, ele disse ao jornal. “Eu não gosto daquela agressão. Não gosto nada dela.”

O presidente também comentou o relatório climático publicado pela Casa Branca, que confirma as mudanças climáticas e diz que o aquecimento global é um fenômeno produzido pelo homem.

Trump disse que “um dos problemas de pessoas como ele” é ter “níveis muito altos de inteligência”, o que os torna “descrentes”.

“Você olha para o nosso ar e nossa água, e agora estão limpas como nunca.”

Ele ainda acrescentou sobre as mudanças climáticas: “quanto a ser ou não criado pelo homem e se o  efeitos sobre os quais você está falando estão ou não presentes, eu não vejo isso.”

América Latina

Trump pisará em um país latino-americano desde que chegou ao poder pela primeira vez nesta quinta-feira (29), mas a agenda focada no G20 em Buenos Aires, além da decisão de cancelar uma visita posterior à Colômbia, deixaram a região em segundo plano na viagem.

Trump ficará em Buenos Aires até sábado (1º), dia de encerramento do encontro que reúne os 20 países mais industrializados do mundo.

Antes da Argentina, Trump chegou a planejar uma viagem a Peru e Colômbia em abril, mas precisou cancelar a visita devido às informações sobre um suposto ataque químico ocorrido na Síria.

O gesto desagradou os aliados do líder republicano na região, e a Casa Branca tentou compensá-los transformando a viagem de Trump para o G20 em uma breve turnê latino-americana. No entanto, mais uma vez, o presidente americano precisou cancelar a parada prevista em Bogotá no domingo (2), alegando problemas de agenda.

Trump evitou fazer viagens longas desde uma extensa turnê pela Ásia no ano passado. Agora, a opção é fazer paradas mais curtas o possível pelo exterior, explicou à Agência Efe um ex-assessor do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Fernando Cutz. No G20, Trump só tem programada, por enquanto, uma reunião bilateral com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, um encontro que faz parte da tradição da diplomacia americana de sempre prestigiar o anfitrião de qualquer cúpula multilateral.

É possível que o republicano se reúna também com o presidente em fim de mandato do México, Enrique Peña Nieto, já que os dois devem assinar na sexta-feira (30) o acordo renegociado do Nafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), agora chamado de USMCA.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A população de imigrantes ilegais nos Estados Unidos caiu para 10,7 milhões em 2016, o menor índice desde 2004
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que as forças russas cumpriram o seu dever ao apreender navios ucranianos. O episódio elevou a tensão na região e levou a Ucrânia a decretar lei marcial
https://www.osul.com.br/donald-trump-ameacou-cancelar-a-reuniao-com-o-presidente-russo-vladimir-putin-no-g20-por-incidentes-na-ucrania/ Donald Trump ameaçou cancelar a reunião com o presidente russo, Vladimir Putin no G20 por incidentes na Ucrânia 2018-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar