Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Uma força-tarefa fiscalizará a utilização irregular de um herbicida no Rio Grande do Sul

Dupla do Clube dos Jangadeiros tenta medalha na vela da Olimpíada

Fernanda e Ana em treinamento no Rio. (Foto: Fred Hoffmann/Divulgação)

A dupla do Clube dos Jangadeiros Fernanda Oliveira e Ana Barbachan já está no Rio de Janeiro para o começo dos Jogos Olímpicos. Os treinos encerraram na última semana e agora as atletas se preparam para o primeiro desafio, que já está com data marcada.

As regatas da classe 470 serão realizadas na Marina da Glória nos dias 10, 11, 12, 14, 15 e 17 de agosto, quando acontece a regata de medalha na categoria. Por motivos de logística, as velejadoras optaram por não ficarem na Vila Olímpica e escolheram a Escola de Educação Física do Exército para a hospedagem.

Fernanda é veterana em Jogos Olímpicos: esta é a sua quinta participação (2000, 2004, 2008, 2012 e 2016). Em 2008, nos Jogos de Pequim, a velejadora conquistou o bronze junto com Isabel Swan, e a dupla entrou para a história da vela. Elas foram as primeiras brasileiras a conquistarem uma medalha no esporte.

A atleta compete na classe 470 com Ana Barbachan, que está em sua segunda Olimpíada (2012 e 2016). Entre janeiro e maio deste ano, as velejadoras trouxeram para o País seis títulos internacionais.

Confira alguns:

– Campeãs do Campeonato Norte-Americano de 470, em Miami;

– Prata no Trofeo Princesa Sofía, em Palma de Mallorca, na Espanha;

– Prata na etapa de Hyères da Copa do Mundo de Vela, na França;

– Bronze da Etapa da Copa do Mundo de Miami;

– Bronze no Campeonato Europeu de 470, em Palma de Mallorca, na Espanha;

– 4º lugar no Campeonato Mundial de 470, em San Isidro, na Argentina;

– 6º lugar no Campeonato Sul-Americano na Argentina.