Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Em pauta, as ameaças a magistrados e ao Judiciário

Compartilhe esta notícia:

Cármen Lúcia pautou para julgamento seis ações relatadas pelo ministro do STF Luiz Fux, que concedeu liminares ampliando o pagamento do auxílio-moradia a todos os juízes do País. (Foto:STF/Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A área de Inteligência do Tribunal Regional federal da 4ª. Região já teria identificado e documentado a origem e autoria de diversas manifestações explícitas de ameaças a magistrados federais de primeiro e segundo grau antes do julgamento pautado para o dia 24, do recurso impetrado pelos advogados do ex-presidente Lula, condenado a 9 anos e 6 meses pela 13ª. Vara Federal de Curitiba. Os documentos – vídeos e material impresso – farão parte dos diálogos que o presidente do TRF-4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz terá nesta segunda-feira com a presidente do Supremo Tribunal Federal, e com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para detalhar a periculosidade de algumas situações de incitamento à violência e ameaças a magistrados e à Corte até aqui identificadas.

Agenda em Brasília

A agenda do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz confirmada em Brasília: com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, às 10 horas, e com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, às 16h30min.

Marchezan tinha razão

A cada fato novo, mais se consolida uma certeza: o prefeito Marchezan Junior tinha razão quando alertou aos órgãos federais que a cidade precisa estar preparada para a possibilidade de ações violentas no dia 24. Atento, o governo federal escanteou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que não levou a sério a advertência e entregou o caso ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Westphalen Etchegoyen.

PSL começa a implodir com a chegada de Bolsonaro

A chegada de Jair Bolsonaro no PSL, numa semana em que seu nome foi envolvido em graves denúncias envolvendo seu patrimônio pessoal e o uso de verbas de gabinete, abriu um racha impressionante no partido. Após o anúncio da chegada do pré-candidato ao partido, um grupo alegou incompatibilidade ideológica e saiu do PSL. Representam mais da metade das lideranças mais expressivas. Os deputados que entrariam no partido também deixaram o projeto de lado.

“Foi uma decepção. O PSL optou por um caminho pragmático. O nosso (caminho) era melhorar a qualidade do Legislativo”, diz Evair de Melo (PV-ES), um dos deputados que negociavam a ida ao PSL.

Prefeitura remove grupo acampado nas proximidades do TRF-4

De olho nas manifestações previstas para o dia 24 nas proximidades do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, um grupo auto-intitulando-se de sem teto começou a instalar um conhecido acampamento com lonas pretas no Parque da Harmonia. Prudente, a prefeitura de Porto Alegre providenciou a remoção do grupo. Há poucos dias, o defensor publico da União Georgio Endrigo tentou mantê-los ali, mas perdeu em juízo a medida cautelar que intentou.

Mapeamento de votos da base

A liderança do governo na Assembleia gaúcha deve iniciar esta semana o trabalho de mapeamento dos votos para o período de convocação extraordinária a partir da segunda-feira, dia 29. O governo espera aprovar os projetos de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e os que tratam sobre o fim da necessidade de plebiscito para a privatização ou federalização da CEEE, Sulgás e CRM (Companhia Riograndense de Mineração).

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Difícil entender
Baixo efetivo
https://www.osul.com.br/em-pauta-as-ameacas-magistrados-e-ao-judiciario/ Em pauta, as ameaças a magistrados e ao Judiciário 2018-01-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar