Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Em votação, moradores escolhem novo local para distrito de Mariana

Compartilhe esta notícia:

Localidade de Lavoura
Área conhecida como Lavoura deverá abrigar o novo distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. (Foto: Reprodução)

Moradores, que há seis meses foram obrigados a deixar às pressas o distrito de Bento Rodrigues, na Região Central de Minas Gerais, definiram neste sábado (7) o local onde será reconstruída a comunidade, que foi devastada pelo rompimento da barragem de Fundão.

A área escolhida por 206 votos (92% do total) é conhecida como Lavoura e pertence à empresa ArcelorMittal. O terreno que deve abrigar o novo Bento Rodrigues fica a cerca de oito quilômetros da sede da cidade histórica e a cerca de nove quilômetros do distrito destruído pelo “mar de lama”. Segundo a Samarco, a área destinada à construção é de 89 hectares.

Moradores já haviam demonstrado preferência pelo terreno. “Eu acho que é um lugar que tem como a documentação sair mais rápido. É uma área onde eu já trabalhei, a maioria das pessoas do Bento já conhece, só os mais jovens que conheceram agora”, diz Francisco de Paula Felipe.

Considerado o maior desastre ambiental do país, o rompimento da barragem da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, ocorreu em 5 de novembro do ano passado, causando 19 vítimas. Quatro delas moravam em Bento Rodrigues e uma visitava parentes na comunidade. O “mar de lama” também destruiu mais de 80% das construções do distrito.

Segundo o funcionário da Samarco e líder de reconstrução das comunidades, Alexandre Pimenta, cerca de 230 famílias da comunidade estão iniciando o processo de inventário de bens. Além de casas, a previsão da Samarco é que sejam reconstruídos outros imóveis, como escola, igrejas e posto de saúde.

A previsão é que as obras para reconstrução de Bento Rodrigues durem três anos. Pimenta não precisou, porém, uma data para o início dos trabalhos.

“Após a escolha do terreno, a gente ainda vai aprofundar alguns estudos. Depois, nós vamos fazer os acordos coletivos e o desenvolvimento do ‘master plan’, que é basicamente o layout dessa comunidade. Em paralelo a isso, tem o licenciamento ambiental do empreendimento. Somente vencidas essas etapas, a gente inicia as obras”, explica.

A votação foi realizada no Centro de Convenções de Mariana, das 8h às 17h. Cada uma das cerca de 230 famílias teve direito a um voto. Para que a eleição fosse validada, era necessário que ao menos 60% dos representantes das famílias votassem. O terreno vencedor deveria obter ao menos 60% dos votos.

Os moradores poderiam escolher entre três áreas. Além de Lavoura, participaram da votação os terrenos conhecidos como Bicas e Carabina.

Bicas, de propriedade da própria Samarco, fica a cerca de 15 quilômetros da sede de Mariana e de 15,5 quilômetros de Bento Rodrigues. A área que seria destinada à construção era de 186 hectares, segundo a mineradora. Já Carabina, de um proprietário particular, fica a cerca de dois quilômetros da sede do município e a 16,5 quilômetros do distrito. A área passível de construção era de 60 hectares.  (Raquel Freitas/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Falhas em linha de transmissão da Usina de Belo Monte provocaram um apagão em 14 Estados do Norte e Nordeste do País
Marcha da Maconha reúne ativistas no Rio
https://www.osul.com.br/em-votacao-moradores-escolhem-novo-local-para-distrito-de-mariana/ Em votação, moradores escolhem novo local para distrito de Mariana 2016-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar