Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Espanha votará a favor do Brexit após chegar a acordo sobre Gibraltar

Compartilhe esta notícia:

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, e a primeira-ministra britânica, Theresa May. (Foto: Reprodução)

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou neste sábado que a Espanha chegou a um acordo sobre Gibraltar, por isso suspenderá o veto na reunião de governantes em Bruxelas e votará a favor do Brexit no domingo.

A UE (União Europeia) e o Reino Unido “aceitaram as exigências espanholas”, garantiu Sánchez em pronunciamento, no qual explicou que, com o acordo, a Espanha alcança “uma tripla blindagem histórica com a qual pode abordar com o Reino Unido o futuro de Gibraltar”.

A Espanha tinha expressado descontentamento pela falta de clareza no acordo entre UE e Reino Unido sobre o futuro da colônia britânica, pois pedia para ter a última palavra em qualquer negociação.

O artigo 184 do texto do acordo para a saída britânica da UE tinha gerado críticas da Espanha, segundo a qual não havia garantias jurídicas suficientes para os seus interesses sobre esta questão.

Gibraltar, cedido aos britânicos em 1713, é a última colônia em solo europeu e a Espanha não reconhece esse território como parte do Reino Unido, além de negar que nessa cessão tenham sido incluídas as águas marítimas circundantes e a faixa de terra onde posteriormente foi construído um aeroporto.

Encontro

A primeira-ministra britânica, Theresa May, tem encontro marcado com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do encontro, Donald Tusk.

O governo britânico divulgou uma carta do embaixador britânico na UE, Tim Barrow, para o chefe do secretariado de Tusk, de que o Reino Unido não presume que qualquer acordo comercial no futuro do bloco com os britânicos valha para Gibraltar.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, deve fazer uma declaração em Madri para destrinchar o acordo, segundo diplomatas, depois de negociadores de ambos os países terem virado a noite com autoridades da UE em busca de um acordo para esclarecer à Espanha como os acordos do Brexit seriam aplicados em Gibraltar.

Essas garantias devem ser parte de um comunicado conjunto dos 27 líderes da UE e adicionados às minutas do encontro da manhã de domingo, antes que May se reúna com os 27 pouco depois.

“As negociações com Espanha e Reino Unido vararam a noite”, disse uma fonte diplomática.

“Em uma conversa telefônica agora, Tusk e Sánchez chegaram a um acordo sobre Gibraltar. O encontro vai continuar.”

Muitos conhecedores dos bastidores de Bruxelas veem a chantagem de Sánchez como arma eleitoral interna. Ele enfrentará uma eleição regional na Andaluzia, província à qual Gibraltar pertenceria, segundo os espanhóis.

Porém, há 300 anos os britânicos mantêm um enclave e uma base naval no local, além de cerca de 30 mil cidadãos nos dias de hoje.

O maior obstáculo ao acordo do Brexit é a veemente oposição no Parlamento britânico. Sem sua aprovação, a Grã-Bretanha pode deixar o bloco, em 29 de março, sem um acordo para mitigar os problemas econômicos e jurídicos da saída.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsonaro disse que pode ser operado no dia 20 de janeiro
Bolsonaro cogita a criação de um campo de refugiados para venezuelanos e diz que o povo do país vizinho não é mercadoria para ser devolvido
https://www.osul.com.br/espanha-votara-a-favor-do-brexit-apos-chegar-a-acordo-sobre-gibraltar/ Espanha votará a favor do Brexit após chegar a acordo sobre Gibraltar 2018-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar