Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Eurogrupo admite que acordo sobre Grécia neste domingo é pouco provável

Compartilhe esta notícia:

"Acho que é relativamente pouco provável que a Comissão Europeia obtenha uma aprovação para começar as negociações formais sobre um terceiro programa", disse o vice-presidente da Comissão Europeia para o Euro, Valdis Dombrovskis (Foto: Ints Kalnins/Reuters)

Os ministros de Finanças da zona do euro (Eurogrupo) iniciaram neste domingo (12) seu segundo dia de reuniões sobre a crise na Grécia, em meio a um sentimento de desconfiança em relação ao governo grego e com a intenção de chegar a algum consenso que possa ser apresentado mais tarde aos chefes de Estado e de Governo europeus.

“Acho que é relativamente pouco provável que a Comissão Europeia obtenha uma aprovação para começar as negociações formais sobre um terceiro programa ou um programa do MEE [Mecanismo Europeu de Estabilidade], mas acho que o Eurogrupo pode preparar e dar sua contribuição às discussões dos líderes”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia para o Euro, Valdis Dombrovskis.

O ministro de Finanças da Itália, Pietro Carlo Padoan, afirmou que espera-se que o governo grego “adote, a partir desta segunda-feira (13), medidas importantes que sirvam em primeiro lugar aos gregos e depois para reconquistar a confiança”. “Falemos francamente, o maior obstáculo para o acordo é a ausência de confiança”, ressaltou.

A agência de notícias Reuters teve acesso ao esboço da declaração que o Eurogrupo divulgará ainda neste domingo sobre Grécia. O texto indica que o país não será capaz de começar as negociações para receber um terceiro pacote de ajuda financeira até que faça mudanças no seu imposto sobre o comércio e no seu sistema de aposentadorias.

Os ministros também indicam que, para iniciar as negociações, gostariam que a Grécia aumentasse a base de cobrança de impostos para elevar receitas e fortalecesse a independência da Elstat, a agência grega de estatísticas.

As condições apontadas no esboço, na prática, descartam a possibilidade de os ministros do Eurogrupo tomarem uma decisão sobre a próxima ajuda à Grécia durante a reunião deste domingo, uma vez que todas as mudanças solicitadas precisam ser aprovadas pelo parlamento grego.

O documento deverá ser apresentado ainda neste domingo a líderes da zona do euro que estão reunidos em Bruxelas. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Simpósio de desenvolvimento sustentável une Brasil e Alemanha em evento inédito na Capital
Com portões fechados por apoio a referendo, Barcelona vence o Las Palmas por 3 a 0
https://www.osul.com.br/eurogrupo-admite-que-acordo-sobre-grecia-neste-domingo-e-pouco-provavel/ Eurogrupo admite que acordo sobre Grécia neste domingo é pouco provável 2015-07-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar