Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Fotos da Nasa mostram onde caiu a aeronave israelense que deveria ter pousado na Lua

Compartilhe esta notícia:

Em 11 de abril, a Beresheet chegou à superfície lunar, mas por causa de falhas nos motores não foi capaz de realizar um “pouso suave”. (Foto: Nasa/Divulgação)

O ponto onde provavelmente caiu a aeronave israelense Beresheet na Lua foi visualizado pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). Imagens da agência mostram o local onde a nave deveria ter pousado, como parte da missão da SpaceIL – organização sem fins lucrativos que coordenou a operação junto com a Israel Aerospace Industries.

Em 11 de abril, a Beresheet chegou à superfície lunar, mas por causa de falhas nos motores não foi capaz de realizar um “pouso suave”, e terminou se chocando contra o astro. A missão foi a primeira realizada pela iniciativa privada com o objetivo de pousar na Lua e custou cerca de US$ 100 milhões (R$ 380 milhões), o que é considerado pouco para esse tipo de projeto. Segundo a Nasa, a foto acima, divulgada na quarta-feira (15), mostra o local provável onde a Beresheet caiu, uma região da Lua chamada de “Mar da Serenidade”, uma antiga região vulcânica da Lua.

A câmera LROC, da Nasa, que está a 90 km da superfície da Lua, capturou a imagem de uma mancha escura com cerca de 10 metros de largura, indicando o ponto do impacto. A aeronave, que tem o tamanho próximo ao de uma lava-louças, não aparece nas fotos.

Clique no gif abaixo para ver o “antes e depois” da superfície lunar e a pequena cratera criada pela Beresheet. A foto do “antes” é de 16 de dezembro de 2016. Antes do choque, a nave perdeu comunicação com a Terra. Mais tarde, a SpaceIL, confirmou no Twitter que o time israelense “chegou perto, mas não teve sucesso com o processo de pouso” na Lua.

Chuva em Marte

Imagens de Marte revelam um planeta seco e de céu cinzento com o que parecem ser nuvens escuras de um tempo chuvoso. A presença de água ou neve em abundância não é comum por lá, então o que explica essa constante aparência nublada? Embora o Planeta Vermelho ainda tenha muitos segredos a serem revelados, a Nasa aponta que há uma hipótese que pode esclarecer essa questão.

David Palmer e Kevin Boyce, astrofísicos da agência espacial estadunidense, dizem que essas nuvens são provavelmente formadas por gelo, como aquele presente na névoa fina e leves camadas de gelo que se formam em dias muito frios sobre o solo. Enquanto isso, a atmosfera rarefeita de Marte e sua temperatura extremamente gelada impedem que as nuvens congeladas cheguem a formar chuva e até mesmo neve, como acontece na Terra.

“Essa precipitação provavelmente toma a forma de geada, em vez de chuva ou neve. É provável que o solo seja mais frio que o ar [especialmente em noites claras e frias], e assim o ar batendo no chão esfria e a água congela no chão como geada. Viking II [um lander de Marte nos anos 70] viu geada no chão em algumas manhãs”, completaram Palmer e Boyce.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Andropausa reduz libido, fertilidade e vontade de fazer exercícios
Risco de câncer de pele é dobrado para quem trabalha ao ar livre
https://www.osul.com.br/fotos-da-nasa-mostram-onde-caiu-aeronave-israelense-que-deveria-ter-pousado-na-lua/ Fotos da Nasa mostram onde caiu a aeronave israelense que deveria ter pousado na Lua 2019-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar