Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 4 de julho de 2019
Um programa para alertar a população sobre os riscos do uso excessivo da tecnologia foi lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos nesta quinta-feira (4). É o Reconecte, que, segundo a titular da pasta, Damares Alves, tem a finalidade de “reconectar as famílias do Brasil”.
O programa tem cinco eixos: tecnologia e dignidade humana; responsabilidade digital; tecnologia e saúde; segurança digital e cultura digital.
Conforme explicou Daniel Celestino, coordenador-geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias, o governo trabalha com o intuito de levar a mensagem a pessoas de todas as idades. Ele disse que as orientações podem servir, inclusive, a idosos, que, muitas vezes, por desconhecimento, não protegem seus dados pessoais na internet ou, então, compartilham informações que não têm veracidade.
Ainda serão abordados no projeto a relação de doenças com a dependência digital e temas mais delicados, como a pornografia infantil. No ano passado, uma ação articulada entre a organização não-governamental Safernet e o Ministério Público Federal identificou a existência de mais de 6 mil sites com vídeos e imagens de estupro de menores.