Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Xavier Invernico de maio

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Freepik)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Ao final de abril, lembro que comentamos nesta coluna, que o calor acima da média deste mês, vinha sendo um grande incentivador para o aumento da quantidade de pessoas que praticavam alguma atividade física ao ar livre e que juntamente com as temperaturas mais elevadas, vinha a percepção de que vivíamos uma capital mais segura e acalorada no sentido humano.

Mas ao que tudo indica, essa onda de calor fora de época cessou e estamos presenciando um começo antecipado de inverno. Ou parafraseando o dito popular do veranico de maio, vivemos agora o invernico de maio. Com a queda na temperatura, algumas mudanças no nosso organismo e no comportamento costumam ser observadas. Entre elas, as mais comuns acabam sendo as gripes, os resfriados, os processos alérgicos e até mesmo uma certa letargia, associada a forma encontrada pelo corpo para preservar calor.

Entretanto, a interrupção das práticas regulares de uma atividade física, principalmente no inverno, fragilizam o organismo. Pode parecer contraditório, mas a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo, assim sendo engana-se quem pensa que atividade física só se pratica no verão e não no inverno para evitar riscos.

Os sujeitos que praticam atividade física no frio costumam ter vantagens bem importantes para essa época do ano, como a melhora do sono e a moderação dos hábitos alimentares, além de todos os benefícios associados a prática.

Na linha teórica, com o clima mais frio e, portanto, uma temperatura menor do ambiente externo o corpo irá queimar mais calorias para manter a sua temperatura normal e ficar aquecido. Assim, ao aumentar seu próprio calor, gastamos mais energia (calorias) para isso. Logo, se você pretende perder peso, pode e deve aproveitar o inverno para isso, realizando esse processo de forma mais longa e saudável do que você faria se buscasse isto ao final do ano.

Logicamente, não adianta nada esperar que seu corpo vá perder peso pelo simples fato de que a temperatura externa esta menor. Você precisa ajuda-lo nesse processo e a atividade física impulsiona muito esse sistema de queima calórica.

Aquela máxima de que os corpos de verão são construídos no inverno, segue sendo válida. Afinal, praticar exercícios físicos durante doze meses tem maiores chances e condições de gerar benefícios ao seu corpo, bem como ajudá-lo na busca pelo seu objetivo do que praticar por quatro ou seis meses alguma atividade.

Permita-se aos prazeres da estação sem, entretanto, descuidar do seu maior prazer: você e sua saúde!
Que seja um outono fisicamente ativo!

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Xavier

Gigantes do transporte rodoviário lucram com a crise
CÍCERO e os uniformes
https://www.osul.com.br/invernico-de-maio/ Invernico de maio 2018-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar