Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Irã e potências mundiais chegam a acordo nuclear

Compartilhe esta notícia:

Ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammed Javad Zarif, fala com jornalistas em Viena (Foto: Ronald Zak/AP)

Após 20 meses de difíceis negociações, o Irã e potências mundiais alcançaram nesta terça-feira (14) em Viena, na Áustria, um acordo histórico para limitar o programa nuclear do país do Oriente Médio. O acerto pode ajudar a reformular a tortuosa relação do Irã com o Ocidente.

Participaram das negociações representantes do Irã e do grupo formado por Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha. “O acordo do Irã demonstra construtivos esforços de comprometimento. Resolvida esta crise desnecessária, novos horizontes surgem visando desafios compartilhados”, publicou no Twitter o presidente iraniano, Hasan Rowani.

Com o acordo, sanções impostas pelos EUA, pela União Europeia e pelas Nações Unidas serão suspensas em troca de o Irã limitar a longo prazo o seu programa nuclear para que não tenha capacidade de construir uma bomba atômica. Embora o Irã sempre tenha negado ter interesse em desenvolver um arsenal atômico, o Ocidente suspeitava que esse fosse o objetivo de seu programa nuclear, iniciado em 2006, e impunha sanções econômicas e militares severas sobre o país.

Segundo o chanceler francês, Laurent Fabius, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) deve endossar o acordo “em questão de dias”. A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), que, segundo o acordo, poderá inspecionar as instalações nucleares iranianas, disse que prevê um documento em parceria com o governo do país até 15 de dezembro.

Conforme o chanceler iraniano, Mohammed Javad Zarif, que classificou o acordo como um “momento histórico”, o pacto “não é compreensivo para todas as partes, mas é a melhor conquista possível”. A chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, disse que o acordo representa “um sinal de esperança para todo o mundo”. “É uma decisão que pode abrir o caminho para um novo capítulo nas relações internacionais”, afirmou.

Por sua vez, o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, criticou o acordo por considerar que ele não impede o Irã de construir a bomba nuclear, representando uma ameaça regional aos israelenses. “O Irã receberá um grande prêmio, uma bonança de centenas de bilhões de dólares, o que lhe permitirá continuar a buscar sua agressão e seu terror na região e no mundo. Esse é um péssimo erro de proporções históricas”, disse Netanyahu em Jerusalém. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um golpe no WhatsApp que promete um vale-presente no Boticário já atingiu mais de um milhão de pessoas
Assaltantes “investiram” 4 milhões de reais para roubar um bilhão de reais do Banco do Brasil
https://www.osul.com.br/ira-e-potencias-mundiais-chegam-a-acordo-nuclear/ Irã e potências mundiais chegam a acordo nuclear 2015-07-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar