Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de junho de 2019
O presidente Jair Bolsonaro enviou, nesta terça-feira (3), um projeto de lei que altera o Código Brasileiro de Trânsito, ampliando de cinco para 10 anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele foi pessoalmente até à Câmara dos Deputados para apresentar o projeto.
A nova medida prevê dobrar o limite de pontos para a suspensão do documento, que atualmente é de 20 pontos, para 40 pontos. Além disso, os exames de saúde passaram a ter validade de 10 anos, anteriormente eram 5, e poderão ser realizados em qualquer agência de saúde. Condutores poderão procurar o Sistema Único de Saúde ou clinicas particulares para realizar o atendimento médico obrigatório.
Em sua conta do Twitter,o presidente comentou o projeto.
Nessa semana apresentarei projeto de lei para: 1 – Passar de 5 para 10 anos a validade da Carteira de Habilitação; 2 – Passar de 20 para 40 pontos o limite para perder a CNH. Comente: pic.twitter.com/Wl0d7YHaXd
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 2, 2019
“Nessa semana apresentarei projeto de lei para: 1 – Passar de 5 para 10 anos a validade da Carteira de Habilitação” publicou Bolsonaro.
A postagem veio acompanhada de um vídeo em que o presidente elogia o uso do Exército na recuperação da BR-163. Ele disse que a utilização dos militares na rodovia é mais barata e fornece “mais confiança no trabalho”. Segundo o presidente, o envolvimento dos militares reduziu a pressão pela ocupação de cargos em comissão no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).