Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Joaquim Barbosa foi grampeado

Compartilhe esta notícia:

Ex-ministro disse que o caminho para se lançar à Presidência pelo PSB não está construído. (Foto: Felipe Sampaio/STF)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Relator do mensalão do PT, o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa foi grampeado no gabinete dentro da Corte. É a informação sigilosa que circula entre togados e sob investigação prioritária do serviço de inteligência do STF. O gabinete usado pelo ministro Luís Roberto Barroso, onde foi encontrado o aparelho de escuta ambiental em uma varredura, antes foi usado por Barbosa, e o equipamento descoberto estava desativado, com sinais de corrosão. Não está descartada a hipótese de Barroso também ter sido grampeado. A revelação da Coluna ontem, na versão on-line, mudou a rotina no Supremo. Todos os gabinetes passam por pente-fino.

Silêncio no reino

Barbosa foi contatado por e-mail para uma declaração, mas ainda não se manifestou. A assessoria do STF confirmou a escuta, mas não informou detalhes da investigação.

Linha muda

Após a revelação de que um poderoso senador foi grampeado e, em seguida, a da escuta no STF, telefones de gabinetes do Congresso e na Corte foram averiguados.

Ah, doutor…

O presidente Ricardo Lewandowski proibiu jornalistas de entrarem na Corte, nessa terça-feira, pela primeira vez. Foi represália por nossa equipe ter tido acesso ao gabinete de Barroso.

Tele-denúncia

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, desembarca hoje em Goiânia (GO) para inaugurar o primeiro Comitê de Combate ao Caixa 2. Vai criar em todos os 27 Estados para receber denúncias de corrupção eleitoral pelo 0800.

Óleo na pista

O governo descobriu um jeitinho das concessionárias de rodovias para faturarem. Com as balanças não instaladas nos postos-fantasmas (e novos) da ANTT, a turma do pedágio está repassando para o motorista custos do desgaste do asfalto, nos reajustes de tarifas.

Motim sigiloso

Não adiantou a carta aberta da Abin cobrando independência, sob comando civil. Temer entregou para o general Etchegoyen, do GSI, o comando da agência de inteligência. Wilson Trezza tinha trato com Dilma de ficar só até os Jogos do Rio. Mas ontem pediu demissão, após dura conversa com o general. Há clima de motim na Abin.

Ficou no aconchego

A cantora Elba Ramalho foi sondada para a Secretaria de Cultura do presidente Temer. Pediu 24 horas para pensar. A pressão de deputados a favor foi tanta que ela desistiu.

País do circo

A segurança está uma beleza. Por isso, cinco viaturas da Polícia Rodoviária Federal, com dois agentes cada e seis policiais motoqueiros fazem a segurança da tocha olímpica.

Palmatória

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) quer pautar na Comissão de Educação a convocação do ministro Mendonça Filho. Ele quer saber do ponto 9 da carta Ponte para o Futuro, sobre o governo excluir índice de piso obrigatório para repasses ao ensino.

Pé na areia

Ainda é mistério o que foi fazer em Daytona Beach (EUA), com tudo pago, o chefe de gabinete da Secretaria de Política Regulatória do Ministério da Aviação, Carlos Eduardo Prado. Outros três diretores também viajaram em missão, neste mês, para participar de um workshop do setor, por uma semana.

Tá bom…

Segundo a Secretaria de Aviação Civil, em nota, a indicação do chefe de gabinete para a viagem aos EUA “deu-se em razão das qualificações técnicas”, porque “pertence à carreira de Especialista em Políticas Regulatórias e Gestão Governamental”.

Justiça a Medina

Justiça se faça ao AGU (Advogado-Geral da União) Fábio Medina Osório. Não era ele e sim José Levi Mello, ex-consultor geral da União na gestão Luís Adams, quem fez campanha frustrada para se tornar secretário-executivo do MJ ou AGU. Foi atropelado pelas pedaladas do artigo em defesa da presidente Dilma na Folha de S.Paulo.

Show do milhão

Enquanto segue a novela com o FBI, sobre delatar offshore ou não, continua sob segredo de Justiça no STJ processo de divórcio da ex com um poderoso político de Brasília.

Não caio só

Marcelo Odebrecht listou Lula, Dilma e Edinho Silva como testemunhas de sua defesa na Justiça Federal, na Operação Lava-Jato. Parece recado. E é.

Ponto Final

As bancadas evangélica e da bala passaram a controlar a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Herança maldita
Ministro da Agricultura confirma vinda ao Estado na próxima semana.
https://www.osul.com.br/joaquim-barbosa-foi-grampeado/ Joaquim Barbosa foi grampeado 2016-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar