Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mais de dois mil motoristas foram flagrados alcoolizados neste ano em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Número representa 8,11% entre os 26.722 condutores abordados. (Foto: Divulgação/PMPA)

Nas 419 blitze realizadas em Porto Alegre pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) durante 2017, foram flagrados alcoolizados ao volante 2.167 motoristas. Os dados são relativos ao período de 1º de janeiro até 27 de dezembro, entre as ações feitas durante o dia e as da Operação Balada Segura, que acontecem à noite. O número representa um percentual de 8,11% entre os 26.722 condutores abordados pelos agentes. As blitze têm apoio do Detran, da Guarda Municipal, da Brigada Militar e da Polícia Civil. As informações foram divulgada pela EPTC.

De 86 acidentes que resultaram em 89 vítimas fatais até esta quinta-feira (28), em 21 dos casos (24%) foi constatado que algum dos envolvidos diretamente no acontecimento tinha feito uso de álcool ou drogas ilícitas. Após a análise completa de 68 acidentes, dos 86 que resultaram em vítimas fatais, a equipe técnica do Projeto Vida no Trânsito constatou que em 21 (31%) deles o fator velocidade inadequada contribuiu para a gravidade da ocorrência. Os dados são do projeto Vida no Trânsito, trabalho desenvolvido entre a EPTC e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Excesso de velocidade

O diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, afirma que as blitze em 2018 irão novamente priorizar o combate ao uso de álcool por parte dos motoristas e o excesso de velocidade: “Beber e dirigir é uma atitude inaceitável. Quem faz isto coloca em risco a vida de todos, motoristas e pedestres. O excesso de velocidade é a mesma coisa. Em nossas blitze do próximo ano vamos prosseguir com esta missão, de retirar de circulação aqueles condutores que bebem e depois dirigem, com possibilidades de graves acidentes, além daqueles motoristas que não respeitam os limites de velocidade”.

Educação

Paralelamente às ações de fiscalização, a EPTC realizou, até o final de novembro, 806 ações de educação para o trânsito em 2017, abordando motoristas e pedestres para um trânsito mais consciente e seguro. Entre as atividades, com 75 mil pessoas atingidas diretamente, aconteceu a realização de mais um Curso de Multiplicadores para o Trânsito, que na soma de suas edições (31) já ultrapassou mais de mil lideranças capacitadas para a realização de ações voluntárias na missão de redução da acidentalidade.

Álcool ao volante

Artigos 165 (teste positivo) e 165A (recusa do teste de etilômetro): dirigir sobre influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. A infração é gravíssima e resulta em suspensão do direito de dirigir e multa de R$ 2.934,70.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Político que bate em mulher pode ficar inelegível
Uma criança se salvou de ataque terrorista na França ao ficar escondida atrás de uma jaqueta de couro
https://www.osul.com.br/mais-de-dois-mil-motoristas-foram-flagrados-alcoolizados-neste-ano-em-porto-alegre/ Mais de dois mil motoristas foram flagrados alcoolizados neste ano em Porto Alegre 2017-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar