Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Meninos já podem se vacinar contra o HPV na rede pública de saúde

Compartilhe esta notícia:

Vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais nos homens (Foto: AFP)

Meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em postos de vacinação de todo o Brasil, anunciou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (03). A inclusão desse grupo na vacinação havia sido anunciada em outubro de 2016, mas só entrou em vigor agora.

O Ministério da Saúde adquiriu 6 milhões de doses para vacinar 3,6 milhões de meninos em 2017. Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de garotos nessa faixa etária mostram que a inclusão deles contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao HPV.

Brasil é o sétimo país a incluir meninos na imunização

A vacinação contra o HPV para meninos também é feita nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. A inclusão dos meninos na vacinação contra o HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para os garotos de 9 a 13 anos. Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar.

A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV nessa faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em 20 anos, a tabela do Imposto de Renda sofre defasagem de 83,12%
O governo federal corre para derrubar a decisão de ministro do Supremo contra privatizações sem consulta prévia ao Legislativo
https://www.osul.com.br/meninos-ja-podem-se-vacinar-contra-o-hpv-na-rede-publica-de-saude/ Meninos já podem se vacinar contra o HPV na rede pública de saúde 2017-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar