Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Misturar maconha e tabaco aumenta risco de dependência, aponta estudo

Compartilhe esta notícia:

Cerca de 182 milhões de pessoas consomem maconha no mundo (Foto: AFP)

Consumir maconha misturada com tabaco pode aumentar o risco de dependência às duas drogas, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (05) na revista médica Frontiers in Psychiatry.

Conforme dados de um levantamento que ouviu 33.687 usuários de maconha, a Pesquisa Global de Drogas de 2014, pessoas que consomem maconha sem tabaco, principalmente usando vaporizadores ou cachimbos, têm 61,5% mais chance de procurar ajuda profissional para diminuir o uso de maconha e 80,6% mais chance de procurar ajuda para usar menos tabaco em comparação aos que fumam cigarro de maconha misturada com tabaco.

O levantamento envolveu entrevistas on-line com usuários de maconha de 18 países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, incluindo o Brasil, além da Austrália. “Nossos resultados destacam a importância das rotas de administração ao considerar os efeitos à saúde da maconha e mostram que a coadministração de tabaco e maconha está associada com um declínio na motivação de cessar o uso do tabaco e buscar ajuda para cessar o uso do tabaco e da maconha”, diz o psiquiatra Michael T. Lynskey, professor do King’s College London e um dos autores do estudo.

Ele sugere que o estudo seja levado em conta para o desenvolvimento de políticas que limitem o acesso a formas de consumo de maconha que envolvam mistura com tabaco em países que estão legalizando o uso da droga. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 1 bilhão de pessoas usam tabaco no mundo, e 182 milhões de pessoas utilizam maconha.

O estudo sobre o impacto da mistura do tabaco e da maconha no nível de dependência foi conduzido por pesquisadores da Universidade College London, King’s College London, Universidade de Queensland e do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

FCDL-RS aponta: crescimento das vendas nos últimos meses traz novo fôlego para o varejo gaúcho
Um ataque de tubarão fez uma das etapas do circuito mundial de surfe ser cancelada
https://www.osul.com.br/misturar-maconha-e-tabaco-aumenta-risco-de-dependencia-aponta-estudo/ Misturar maconha e tabaco aumenta risco de dependência, aponta estudo 2016-07-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar