Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Novas fendas se abriram perto de um vulcão no Havaí, onde a erupção do vulcão Kilauea ameaça milhares de lares

Compartilhe esta notícia:

Estradas estão interrompidas na região. (Foto: Reprodução)

A erupção do vulcão Kilauea, o mais ativo do Havaí, continua neste domingo (6), com o surgimento de novas fendas, das quais saem lava e gases tóxicos que provocaram milhares de evacuações.

Segundo um comunicado do Observatório Vulcanológico do Havaí divulgado neste domingo, contabilizaram-se oito rachaduras, uma delas aberta na noite de sábado (5).

Todas ficam na localidade de Leilani Estates, cujos 1.700 habitantes receberam uma ordem de evacuação obrigatória na última quinta-feira (3), bem como os de Lanipuna Gardens.

O observatório, ligado ao serviço americano de geologia e sismologia (USGS), indicou que também foram detectadas novas fendas no solo na manhã deste domingo, mas nenhuma que deixa escapar calor ou vapor.

Algumas rachaduras continuam emitindo jatos de lava, às vezes de até 70 metros de altura. Dióxido de enxofre, gás que deixa a qualidade do ar “extremamente perigosa”, também ainda escapa do solo em alguns pontos.

Fenômeno imprevisível

A defesa civil do arquipélago informou na noite de sábado que cinco casas haviam sido destruídas. Também advertiu que a erupção estava aumentando e deve continuar, destacando a imprevisibilidade do fenômeno natural.

Sobre a alta atividade sísmica na região desde o começo da semana, o observatório apontou um aumento nos últimos dois dias, marcado por um tremor de magnitude 6,9 na quinta e um de magnitude 5 na véspera, que desencadeou a erupção do Kilauea.

Em 48 horas, especialistas registraram 152 tremores de magnitudes 2 e 3 localizados a menos de 5 km da cratera, e 22 terremotos de magnitude 3.

O Kilauea, de 1.247 metros de altura, entrou em erupção às 16h45 locais de quinta. O vulcão é um dos mais ativos do mundo e um dos cinco ativos da Big Island, maior ilha do arquipélago, formado por 137 ilhas.

Emergência

O estado norte-americano do Havaí declarou estado de emergência diante da erupção do vulcão Kilauea. As autoridades ordenaram que 1.700 moradores abandonem suas casas. A recomendação para procurar abrigos vale também para 10 mil pessoas.

“O departamento de Obras Públicas verificou emissões de vapor e lava na cratera da subdivisão Leilani na área de Mohala Street”, informou a Defesa Civil em sua página do Facebook.

Segundo o Observatório de Vulcões do Havaí, a lava pode atingir temperaturas de 1.150ºC e se espalhou por até 10 metros da fissura.

A Defesa Civil abriu dois abrigos de emergência para acolher as pessoas. O governador David Ige ativou a Guarda Nacional do Havaí para ajudar na resposta de emergência.

Fuga

Milhares de pessoas se viram obrigadas a fugir de suas casas no Havaí depois do terremoto que fez tremer o arquipélago, provocando novas erupções no vulcão Kilauea.

Não foram registrados feridos, mas várias moradias foram destruídas ou muito danificadas pelo terremoto, o maior a atingir a maior ilha do arquipélago desde 1975, segundo as autoridades. O tremor causou pequenas mudanças no nível do mar, mas não houve tsunamis.

A Administração Federal de Aviação impôs restrições de vôo na área até esta segunda-feira para todas as operações, exceto as de auxílio.

Parque

Os temores desencadearam desabamentos de rochas no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e provocaram o colapso de um precipício costeiro ao oceano. Funcionários ordenaram o fechamento do parque, que cobre mais de um décimo da área total da ilha. Cerca de 2.600 visitantes foram evacuados.

“Atualmente não é seguro estar aqui”, disse a superintendente do parque, Cindy Orlando, em comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Vice-governador José Paulo Cairoli assume como governador em exercício
Rio Grande do Sul pode ter temporais a partir desta segunda-feira
https://www.osul.com.br/novas-fendas-se-abriram-perto-de-um-vulcao-no-havai-onde-a-erupcao-do-vulcao-kilauea-ameaca-milhares-de-lares/ Novas fendas se abriram perto de um vulcão no Havaí, onde a erupção do vulcão Kilauea ameaça milhares de lares 2018-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar