Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Fundo Monetário Internacional disse que trabalha para fortalecer o papel do comércio na economia

Compartilhe esta notícia:

Christine Lagarde é diretora-gerente do Fundo. (Foto: Divulgação FMI / Stephen Jaffe)

O FMI (Fundo Monetário Internacional) disse neste sábado (21), que está trabalhando para fortalecer a contribuição do comércio para as economias e que é preciso reconhecer a necessidade de novos diálogos e ações. “Continuaremos a trabalhar por um sistema tributário internacional globalmente justo e moderno, abordando os desafios fiscais e de concorrência”, apontou o comunicado de encerramento da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial, em Washington.

O ponto abordado pelo FMI vem na esteira de discussões do aumento do protecionismo do governo do presidente Donald Trump e suas consequências para as economias mundiais.

Neste sábado, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, acusou que “o comércio global com práticas injustas impedem o crescimento mais forte nos EUA e no mundo, agindo como um obstáculo persistente na economia global”. Ele pediu ao FMI que faça mais para combater práticas comerciais desleais. No mês passado, impôs impostos sobre aço importado e alumínio. Em seguida, propôs tarifas de US$ 50 bilhões em produtos chineses para sancionar Pequim por seus esforços agressivos para obter a tecnologia dos EUA.

“A política fiscal deve ser flexível e favorável ao crescimento, criar espaço para investir em infraestrutura e habilidades da força de trabalho e garantir que a dívida pública como parcela do PIB esteja em um caminho sustentável”, ressaltou a instituição.

Além disso, o fundo destacou ainda que as reformas estruturais devem ter como objetivo elevar a produtividade, o crescimento potencial e o emprego, auxiliando efetivamente aqueles que arcam com o custo do ajuste.

Esforço para diálogo

A diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde, afirmou neste sábado que há um claro esforço dos países para o diálogo nas reuniões realizadas pela instituição multilateral em Washington neste semana. “Nosso trabalho é estabelecer conexões entre crescimento, comércio internacional e estabilidade”, disse. “As discussões na área comercial continuarão”, destacou, referindo-se as tensões recentes entre os governos dos EUA e China sobre este tema.

Lagarde apontou que o FMI continuará com suas atividades para prover dados e análises macro e microeconômicas a autoridades dos países membros sobre vários assuntos, inclusive comércio internacional, área que ela destacou ser muito importante para a expansão global. “Não haverá obstáculo para o comércio livre, contribuindo para melhor crescimento, como vemos hoje.”

A diretora-gerente do Fundo afirmou que hoje todos os países estão promovendo livre comércio. “Mas há preocupações de muitos lugares de formas distintas. Uma delas é a elevação do protecionismo que observamos há três anos. Há um constante, embora baixo, nível de aumento de medidas protecionistas pelo mundo.” Segundo Christine Lagarde, há também apreensões em nível internacional com a proteção de propriedade intelectual.

“A minha principal preocupação como líder do FMI é resolver estas questões para que não ocorra uma escalada a ponto de prejudicar o crescimento e a estabilidade”, afirmou. Questionada em entrevista coletiva sobre quais recomendações poderia dar para os EUA e China para resolver as disputas comerciais, ela destacou: “continuar o diálogo e fazê-lo de forma pacífica e discreta, não necessariamente com divulgações de informações e vazamentos”, disse. “É importante trabalhar nas bases de livre comércio e instituições multilaterais.”

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

PT apoia Marcelo Castro; PSDB, Rodrigo Maia; e “centrão”, Rosso
Ex-juiz da Zelotes vai julgar denúncia contra Lula por compra de silêncio de Cerveró
https://www.osul.com.br/o-fundo-monetario-internacional-disse-que-trabalha-para-fortalecer-o-papel-do-comercio-na-economia/ O Fundo Monetário Internacional disse que trabalha para fortalecer o papel do comércio na economia 2018-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar