Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Notícias Google libera recurso para limpar rastro na internet por completo

Novo recurso permite apagar o seu histórico na web a cada 3 ou 18 meses. (Foto: Reprodução)

O Google começou a disponibilizar a função “excluir automaticamente”, concedendo assim, mais controle aos seus usuários sobre os seus dados que a empresa mantém em seu poder. Agora vai ser possível apagar o histórico da web e localização a cada 3 ou 18 meses.

O anúncio deste novo recurso, foi feito no blog oficial do Google, e ele vai ser distribuído aos poucos para todos os usuários globalmente. Você pode conferir na página Controles de Atividades, sendo possível definir três opções: apagar os dados manualmente; removê-los se forem anteriores a três meses; ou se forem anteriores a 18 meses.

Até hoje, o Google guardava todos os dados do usuário, que somente possuía duas opções: apagar tudo ou interromper totalmente a coleta. Porém, alguns recursos poderiam apresentar um mal funcionamento, pois a empresa usa essas informações para oferecer os serviços personalizados. Conforme o anúncio: “Esses controles estão chegando primeiro ao Histórico de Localização e Atividade na Web e de apps e serão lançados nas próximas semanas.”

O Google explicou como funciona essas novas opções: “Escolha um limite de quanto tempo você deseja que seus dados de atividade sejam salvos – 3 ou 18 meses – e os dados mais antigos serão automaticamente excluídos de sua conta de forma contínua”.

Cabo submarino

O Google anunciou a instalação de mais um cabo submarino privado de internet, entre o continente europeu e o africano, percorrendo toda a costa africana a partir da África do Sul, com seu ponto final ficando em Portugal.

O novo cabo deve entrar em funcionamento em 2021 e será batizado de Oulaudah Equiano, nome de um escritor e abolicionista nascido na Nigéria. Nos últimos três anos, a Google diz ter investido US$ 47 bilhões para reforçar sua estrutura tecnológica, dizendo também que este é o seu terceiro projeto privado internacional e o 14º no qual tem participação.

O primeiro, chamado de Curie, foi concluído em abril deste ano e passa entre o Chile e Los Angeles, enquanto o segundo deve ligar os Estados Unidos e a França até o ano que vem. Estes cabos transportam aproximadamente 99% do tráfego de dados do planeta.

O cabo Equiano terá algumas diferenças em comparação com os demais, além de contar com 20 vezes mais capacidade de rede que o último construído para a região.

O Bookmark Sentry poderá ajudá-lo a fazer uma limpeza seus favoritos. Uma vez instalado, ele imediatamente começa a escanear sua lista de favoritos. Você pode verificar seu progresso visualizando as opções do complemento por meio de sua lista de extensões do Google Chrome.

Todas de Notícias

Compartilhe esta notícia:

Supertelescópio da Nasa vai a Saturno para estudar estações do ano
O PT quer fazer fritura lenta de Sérgio Moro
Deixe seu comentário
Pode te interessar