Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O prefeito de Londres pediu a realização de um novo plebiscito sobre a saída do Reino Unido da União Europeia

Compartilhe esta notícia:

Sadiq Khan alerta que a condução do tema está confusa. (Foto: Reprodução)

Nesse domingo, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, pediu a realização de outro plebiscito sobre a permanência do Reino Unido na UE (União Europeia). Na primeira consulta popular, realizada em junho de 2016, uma apertada maioria dos eleitores votaram a favor da saída (51,9% a 48,1%).

De acordo com ele, a condução das negociações do “Brexit” (termo em inglês utilizado para se referir ao desligamento britânico do bloco) pela primeira-ministra Theresa May se tornaram as ações “atoladas em confusão e impasse” e estão levando o país para um caminho prejudicial.

O Reino Unido deve deixar a União Europeia em 29 de março. Porém, com os planos da primeira-ministra ainda sem aprovação, alguns deputados, bem como líderes empresariais e de sindicatos, estão argumentando que o povo deve ter a palavra final em qualquer acordo com Bruxelas.

A premiê descartou repetidamente um segundo plebiscito. Ela afirma que membros do Parlamento poderão votar se aceitam qualquer acordo final.

O apoio de Khan, membro do principal partido de oposição, o Partido Trabalhista, a um segundo referendo colocará mais pressão sobre o líder trabalhista Jeremy Corbyn a mudar sua oposição à ideia quando o partido se reunir, em uma semana, para sua conferência anual.

Um segundo referendo, apelidado de “voto popular” por seus proponentes, não é uma política do Partido Trabalhista, ainda que o porta-voz de Finanças, John McDonnell, tenha dito no mês passado que nenhuma opção deveria estar fora de questão.

Khan afirmou que o Reino Unido corre risco agora de fechar um acordo ruim ou nenhum acordo de brexit, ambos “incrivelmente arriscados”.

Em texto publicado no jornal “The Observer” nesse domingo, ele culpou a condução das negociações pelo governo e disse que a ameaça aos padrões de vida, à economia e aos empregos está alta demais para que os eleitores não possam ter voz.

“O fracasso do governo e o enorme risco que enfrentamos de um acordo ruim ou de um não acordo de Brexit significam que dar às pessoas uma nova voz é a correta e única abordagem que sobrou para nosso país”, argumentou o prefeito Londrino.

Alerta

Em artigo publicado no jornal “The Observer”, Khan alertou que, faltando seis meses para a concretização do “Brexit”, o Reino Unido enfrenta duas opções: um “mau acordo” ou “nenhum acordo”. Na opinião do político trabalhista, o atual debate está centrado nas ambições políticas do ex-ministro do Exterior Boris Johnson, mas deveria estar focado na importância de se fechar um acordo com a UE.

Nos últimos dias, os meios de comunicação revelaram que vários deputados conservadores eurocéticos se reuniram em Londres para avaliar formas de desafiar a liderança da primeira-ministra, Theresa May, por se oporem a sua proposta de um “Brexit suave”, contida no chamado “Plano Chequers”.

Essa proposta contempla criar uma área de livre-comércio para mercadorias, o que evitaria os controles de alfândegas, e manteria aberta a fronteira com a Irlanda, algo que os eurocéticos rejeitam. O prefeito londrino disse, ainda, que jamais imaginaria pedir a convocação de um segundo referendo, mas que está cada vez mais alarmado com as negociações com Bruxelas, “cercadas de confusão e em ponto-morto”.

Por isso, Khan considera ser necessário “um voto da população sobre qualquer acordo sobre o Brexit alcançado pelo governo, ou uma votação, no caso de não haver acordo, sobre a opção de permanência na Uniao Europeia”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Brasil tem 61 milhões de pessoas com o nome sujo na praça. Em média, cada um deve 4 mil reais
Henrique Meirelles gasta 45 vezes o valor da campanha de Bolsonaro
https://www.osul.com.br/o-prefeito-de-londres-pediu-a-realizacao-de-um-novo-plebiscito-sobre-a-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia/ O prefeito de Londres pediu a realização de um novo plebiscito sobre a saída do Reino Unido da União Europeia 2018-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar