Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente da França, Emmanuel Macron, atinge o nível mais baixo de popularidade desde a sua posse

Compartilhe esta notícia:

Com 29% de franceses satisfeitos com seu governo, presidente francês perdeu cinco pontos em setembro em relação a agosto. (Foto: Reprodução)

O índice de aprovação do presidente francês, Emmanuel Macron, atingiu seu mais baixo índice desde o início de seu mandato, segundo o instituto Ifop, em pesquisa para o Journal du Dimanche, divulgada neste domingo (23). Com 29% de franceses satisfeitos com seu governo, Macron perdeu cinco pontos em setembro em relação a agosto, quando alcançou 34%.

O escândalo envolvendo Alexandre Benalla, agente de segurança próximo do presidente e com funções não muito claras, foi um dos principais fatores dessa queda de popularidade. Benalla foi filmado agredindo manifestantes nos protestos de 1° de maio.

A demissão voluntária e inesperada do popular ministro do Meio Ambiente Nicolas Hulot também contribuiu para a baixa, além do encolhimento do poder aquisitivo, a situação dos aposentados e o franco empenho nas questões ambientais.

Os resultados confirmam uma tendência entre os franceses de questionar o desempenho dos líderes antes do meio do mandato, como aconteceu com os predecessores François Hollande e Nicolas Sarkozy.

Derrapadas políticas

Mas analistas acreditam também que Macron cometeu vários erros políticos, como não falar dos problemas assim que surgiram à tona ou se pronunciar em tom agressivo ou evasivo.

Outro episódio recente que ganhou destaque foi a maneira como falou com um jardineiro desempregado, dizendo-lhe que era só atravessar a rua para encontrar trabalho em um restaurante, implicando que o rapaz não estava procurando emprego com afinco.

Mas o maior desafio do presidente continua sendo a economia, com suas reformas liberais que não conseguem resultados concretos e a falta de eficácia contra o desemprego.

Orçamento

O governo revela nesta segunda-feira (24) um esboço do orçamento de 2019, que deve apresentar novos esforços contra gastos através de cortes nos salários do setor público e aposentadorias.

A pesquisa do Ifop foi realizada entre 14 e 22 de setembro com 1.964 pessoas.

Críticas a Macron

Em discurso neste domingo (23) em seu antigo reduto eleitoral em Tulle, na região da Corrèze, o ex-presidente da França François Hollande perguntou quem poderia ser a melhor alternativa para o país, caso Macron falhasse em suas funções.

“Se a gestão que está no poder falhar, o que é possível, tanto pelas decisões tomadas, muitas vezes injustas, quanto pelo seu comportamento excessivo ou pela falta de resultados, quem seria a melhor opção para o próximo encontro democrático? ”, declarou o ex-presidente. “Quem poderá entrar em seu lugar, quem conseguirá oferecer a melhor perspectiva? É uma grande dúvida para todos. Como se sentir seguro olhando para a vida política atual? ”, questionou Hollande.

Na sequência, após o discurso, François Hollande voltou a criticar o atual chefe de Estado. Quando perguntado sobre os conselhos de recolocação profissional dados por Macron a um jovem agricultor desempregado, o ex-presidente respondeu: “é preciso falar com a outra pessoa sobre ela, sobre o que ela sente e não falar em função de você mesmo. Não adianta querer ser o dono da verdade, é preciso entender o ponto de vista do outro. É entendendo a visão da pessoa à nossa frente que podemos convencê-la, se toda vez falamos de nós, acaba sendo algo pretensioso e arrogante”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizará um aplicativo que mostra a apuração das eleições 2018 em tempo real
O presidenciável do PT, Fernando Haddad, desconversa sobre o apoio de outros partidos no segundo turno
https://www.osul.com.br/o-presidente-da-franca-emmanuel-macron-atinge-o-nivel-mais-baixo-de-popularidade-desde-a-sua-posse/ O presidente da França, Emmanuel Macron, atinge o nível mais baixo de popularidade desde a sua posse 2018-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar