Últimas Notícias > Notícias > O Canadá emite recorde de vistos de residência para brasileiros

O Twitter adotou uma série de modificações para mostrar conversas e principais lances dos jogos do Mundial

Para acomodar as novidades, o layout do microblog também mudou. (Foto: Reprodução/Twitter)

Até o final do Mundial, no dia 15 de julho, o Twitter disponibiliza novos recursos para mostrar os principais lances das partidas das Seleções e o que as pessoas estão falando a respeito dos jogos. Algumas das modificações vão durar além do término do campeonato, a exemplo do envio de notificações para smartphones sobre acontecimentos que estejam agitando os debates entre usuários do microblog.

“Esportes são um grande campo e um dos assuntos que fazem as pessoas entrarem no Twitter”, ressaltou vice-presidente para produtos do Twitter, Keith Coleman. Se até agora o foco das exibições era o formato (fotos, vídeos ou transmissões), agora o microblog lista os posts conforme o assunto tratado. Isso será feito de duas formas.

Na primeira delas, assim que acessar a área “Explorar”, o usuário visualiza um bloco de informações sobre o torneio. A nova página reune os “Momentos” criados pela equipe do Twitter e uma trilha de mensagens com todos os tuítes sobre o evento.

Já a segunda ação ocorre apenas durante os duelos entre os países. A rede social coloca no topo um carrossel com informações sobre cada partida, como placar em tempo real, todas as mensagens sobre o jogo e principais lances, incluindo vídeos dos melhores momentos, fotos e GIFs animados.

“A gente está fazendo um esforço para combinar a curadoria humana do conteúdo com a captura de interesses via algoritmo”, explicou Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para América Latina. Outra particularidade desse bloco é que ele será mostrado apenas para os usuários que gostarem de futebol.

“Temos uma maneira super sofisticada de descobrir isso”, acrescentou Stamillo. “Desde quando as pessoas entram no Twitter, a gente faz uma série de perguntas para detalhar quais são os interesses delas, mas a gente leva em conta ainda as contas que ela segue, o que ele tuíta, as hashtags com que ela interage.”

Durante a competição, o Twitter também enviará notificações para os celulares de seus usuários avisando sobre algum evento que esteja acontecendo naquele momento e esteja gerando grande engajamento.

“São notificações como: o jogo começou, acabou, Neymar pintou o cabelo de azul, teve uma briga na frente do estádio em Moscou, houve uma manifestação LGBT por lá”, detalhou o diretor. Ao abrir a notificação, o usuário será direcionado para a página especial da partida ou para o Mundial – que começou nessa quinta-feira, com a vitória da anfitriã Rússia sobre a Arábia Saudita por 5 a 0.

Brasil

No Brasil, tanto o carrossel e as notificações tratarão apenas sobre o Mundial. Nos Estados Unidos, no entanto, a rede social passará a testar esses recursos para todo tipo de evento. Apenas as pessoas que tiverem interesse naquele assunto verão esse bloco no topo do microblog e receberão o aviso em seus celulares.

“Estamos experimentando como e quando notificar as pessoas sobre coisas relevantes, mas não sobre coisas que elas provavelmente não vão ligar de jeito algum”, comentou o vice-presidente Keith Coleman.

Um exemplo de evento que poderia gerar uma página especial a ser mostrada em um carrossel no topo da rede social é a erupção do vulcão Kilauea, no Havaí (EUA). Nesse caso, apenas moradores do local ou pessoas interessadas em catástrofes naturais veriam esse conteúdo.

Para acomodar as novidades, o layout do Twitter mudou. A aba “Explorar” passaou a compilar tuítes por conteúdo e não mais com base no formato da mensagem. Essa é a ideia da empresa para reforçar a visão de que o Twitter é o lugar para acompanhar os grandes eventos do momento.

“Nós sabemos que hoje as pessoas vão ao Twitter para saber o que está acontecendo no mundo, como, no casamento real britânico, quando as pessoas queriam saber o que estava sendo falado”, exemplificou Coleman.

Por esse motivo, a área “Explorar” passa a separar os tuítes em categorias por assuntos do momento, “para você” (compilação de mensagens que coincidam com o interesse aos usuários), notícias, esportes, diversão e entretenimento.

Outra mudança ocorre nos “Moments”. A compilação de conteúdo, produzida pelo próprio Twitter, adotou um distribuição ao longo das novas categorias do Explorar. “A gente não está pensando mais em formato, mas, sim, em temas”, finalizou Stamillo.

Deixe seu comentário: