Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os ruralistas pediram uma audiência com o ministro do Meio Ambiente

Compartilhe esta notícia:

O governo acusa as organizações de uso irregular de verbas públicas. Na foto, o ministro Ricardo Salles.  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A bancada ruralista pediu uma audiência com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para tentar flexibilizar algumas pautas de defesa do meio ambiente em prol do agronegócio. O ofício, enviado em 16 de janeiro, traz 13 assuntos, entre eles mudanças na lei e revogações de decretos, do interesse dos ruralistas. Segundo a agenda oficial do ministro, a reunião ainda não foi realizada.

Na lista de demandas, pedem que o governo ajude na aprovação dos projetos da nova lei de licenciamento ambiental, relatada até o ano passado por um integrante da bancada ruralista, e mudança na lei dos agrotóxicos (que os ruralistas querem que sejam chamados de defensivos agrícolas). As duas propostas foram criticadas no ano passado por ambientalistas.

A bancada também pede revisão da composição e do perfil dos membros do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), além da revogação de três resoluções do órgão que tratam de áreas de preservação ambiental e de espécies ameaçadas de extinção.

Rejeitados nas urnas voltam ao poder em cargos do governo

Pelo menos cinco deputados federais que foram rejeitados pelas urnas nas eleições ganharam cargos no segundo escalão do governo de Jair Bolsonaro. Além da derrota eleitoral, eles têm em comum o fato de fazerem parte da bancada ruralista e de terem atuação legislativa desfavorável ao meio ambiente e aos povos do campo.

Esses políticos beneficiados com cargos no novo governo têm a “febre ruralista”, segundo o Ruralômetro, ferramenta que monitorou a atuação legislativa dos deputados federais eleitos em 2014 sobre temas socioambientais. Isso significa que eles propuseram projetos de lei ou votaram medidas que são prejudiciais ao meio ambiente e a indígenas, quilombolas e trabalhadores rurais.

Dois deles – Valdir Colatto (MDB-SC) e Marcos Montes (PSD-MG) – assumirão postos de comando no Ministério da Agricultura, que no novo governo cuidará também de políticas voltadas à preservação ambiental e da demarcação de terras indígenas e quilombolas.

Colatto tem 41,5º C de febre no Ruralômetro porque deu nove votos desfavoráveis a questões socioambientais, além de ser autor de sete projetos relevantes que impactam negativamente o setor. O Ruralômetro considerou 14 votações realizadas entre 2014 e 2018 e que tem algum tipo de impacto ao meio ambiente e aos povos do campo.

A avaliação do mérito dessas votações foi feita por entidades como Instituto Socioambiental, Greenpeace, Comissão Pastoral da Terra, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e Conselho Indigenista Missionário, entre outras.

Outro derrotado que foi premiado com um cargo no governo Bolsonaro é o político mineiro Leonardo Quintão (PMDB), filho do pastor e ex-prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão. Derrotado na disputa para deputado federal, foi convidado pelo ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni para ser o responsável da relação do governo com o Senado, em um novo cargo criado no governo.

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), que ganhou relevância em 2016 por ser relator da reforma trabalhista, também não conseguiu se reeleger nas urnas e foi nomeado secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Também membro da bancada ruralista, Manato (PSL-ES) foi convidado pelo novo governo a assumir o cargo de Secretário Especial da Casa Civil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A General Motors do Brasil propôs reduzir piso salarial, mudar a jornada de trabalho e ampliar a terceirização
Taxação sobre empresas brasileiras deve baixar de 34% para 15%
https://www.osul.com.br/os-ruralistas-pediram-uma-audiencia-com-o-ministro-do-meio-ambiente/ Os ruralistas pediram uma audiência com o ministro do Meio Ambiente 2019-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar