Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Papa pede que América Latina lute contra a “praga do feminicídio”

Compartilhe esta notícia:

O papa desceu do papamóvel para cumprimentar idosa cega de 99 anos no Peru. (Foto: Reprodução)

O papa Francisco desceu no sábado (20) do papamóvel em seu trajeto pelas ruas de Trujillo, no Peru, para cumprimentar Trinidad, uma mulher que carregava um cartaz no qual dizia estar completando 99 anos, que era cega e queria tocar a mão do pontífice. “Sou Trinidad e faço 99 anos. Não posso ver. Quero tocar sua mãozinha”, dizia o cartaz com os desejos da idosa que foi levantado por uma pessoa, com a esperança de que o papa o visse em sua passagem pelas ruas de Trujillo.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, explicou que Francisco viu a idosa e mandou parar o veículo para abençoá-la no dia de seu aniversário. Em várias ocasiões durante as suas viagens o pontífice mandou o papamóvel parar seu percurso após ver pessoas que lhe pediam uma bênção ou uma saudação.

Durante uma celebração dedicada à Virgem Maria na Praça de Armas de Trujillo, o Papa Francisco convidou as pessoas de toda a América Latina a “lutarem contra uma praga” que afeta o continente: “os numerosos casos de feminicídio”. O discurso dedicado à Virgem diante de milhares de pessoas reunidas na Praça de Trujillo se transformou em uma homenagem às mulheres, quando Francisco louvou todas as mães e avós desta Nação que, segundo ele, “são a verdadeira força motriz da vida e das famílias do Peru”.

“O que seria deste país sem suas mães e avós, o que seria da nossa vida sem elas!” destacou o pontífice. O papa pediu “reconhecimento e gratidão” para as mulheres, que são um bastião nas vidas de nossas cidades e que, quase sempre silenciosas, levam a vida adiante.

Em seguida, o pontífice fez a seguinte convocação: “Olhando para as mães e para as avós, lhes convido a lutar contra uma praga que afeta o nosso continente americano: os numerosos casos de feminicídio”. “E são muitas as situações de violência que ficam silenciadas atrás de tantas paredes. Convido-lhes a lutar contra esta fonte de sofrimento, pedindo que se promova uma legislação e uma cultura de repúdio a toda forma de violência”, disse Francisco. O papa já condenou publicamente, em várias ocasiões, a violência contra as mulheres, mas ainda não tinha utilizado o termo feminicídio em seus pronunciamentos.

Discurso

Em discurso diante da classe política do Peru, atingida pelos escândalos relacionados com a construtora brasileira Odebrecht, o papa Francisco afirmou que a corrupção é um “vírus social” que ataca os povos e as democracias da América Latina.

“Corrupção, quanto mal faz aos nossos povos latino-americanos e às democracias deste abençoado continente esse vírus social, um fenômeno que infeta tudo, sendo os pobres e a mãe terra os mais prejudicados”, afirmou o papa no Palácio do Governo de Lima.

O pontífice discursava perante o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, e grande parte da classe política e dirigente do país, que assistiu à sua alocução sem se poder dele aproximar. Após visitar a cidade da Amazónia Puerto Maldonado, onde se reuniu com representantes de povos indígenas, o chefe de Estado do Vaticano garantiu que o Peru é terra de esperança, mas advertiu que “sobre essa esperança há uma sombra, paira uma ameaça”.

“Nunca a Humanidade teve tanto poder sobre si mesma e nada garante que o vá utilizar bem, sobretudo se se considerar o modo como o está a fazer”, avaliou o líder máximo da Igreja Católica, lamentando a forma como se está a despojar a terra dos seus recursos naturais sem os quais “não é possível nenhuma forma de vida”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba o que pode ser levado na mala no avião e evite problemas no embarque
Corpo de psicólogo é encontrado por salva-vidas na Praia do Laranjal
https://www.osul.com.br/papa-pede-que-america-latina-lute-contra-praga-do-feminicidio/ Papa pede que América Latina lute contra a “praga do feminicídio” 2018-01-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar