Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia PIB do Brasil pode crescer 2,5% em 2018, afirma o ministro da Fazenda

Compartilhe esta notícia:

Comitiva presidencial está em Xangai, na China. (Foto: Ministério da Fazenda)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apresentou nesta sexta-feira a um grupo de empresários nacionais e estrangeiros as oportunidades de investimento do Brasil. Ele integra a comitiva presidencial que está em Xangai, na China, para participar da Cúpula do G20 e também negociar a ampliação do comércio bilateral entre Brasil e China.

Meirelles citou, na ocasião, indicadores que sinalizariam um processo de recuperação econômica do País, como a previsão do PIB (Produto Interno Bruto) de 1,6% para 2017 e 2,5% em 2018. “A tendência histórica do Brasil, pelo potencial de crescimento do país, é ter taxas substancialmente maiores. E vamos trabalhar para fazer as reformas fundamentais para que volte a ter taxas de crescimento ao redor 4% ao ano em média, como já teve no passado”.

De acordo com dados divulgados no último dia de agosto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB apresentou queda de 0,6% na comparação do segundo contra o primeiro trimestre de 2016. Foi o sexto resultado negativo consecutivo nesta base de comparação. O setor da agropecuária sofreu contração de 2,0%, a indústria variou positivamente em 0,3% e o setor de erviços apresentaram recuo de 0,8% no período. Segundo a última pesquisa Focus realizada pelo Banco Central, a estimativa dos economistas consultados era de que o PIB brasileiro deverá ter um crescimento de 1,23% em 2017.

Durante o Seminário Empresarial de Alto-Nível Brasil e China, Meirelles tentou mostrar a um grupo formado por cem representantes brasileiros e 250 participantes chineses o potencial de crescimento da economia brasileira, após o recente período de retração da atividade.

Meirelles afirmou também aos empresários que vê sinais de melhoria na taxa de investimento, após a queda registrada nos últimos anos. De acordo com o ministro, apesar do recuo, o investimento manteve-se numa escala positiva, chegando em 2016 num patamar de 17%.

“Agora, tem uma previsão de crescimento substancial. É importante mencionar que o investimento foi o primeiro setor da atividade econômica que reagiu, porque há um sinal claro de que a economia brasileira está crescendo.”

O titular da Fazenda ainda demonstrou a evolução dos investimentos estrangeiros diretos no Brasil. “Nós vamos ver que foram crescendo durante a década anterior, quando o País atingiu um percentual muito alto de crescimento, atingindo um pico nos anos seguintes. Mantendo-se ainda em percentual elevado, caindo um pouco em 2016 e 2017 e voltando a subir”, relatou o ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A disparada do dólar faz as dívidas de empresas brasileiras no exterior crescerem 115 bilhões de reais
Polícia descobre esquema criminoso de implante de próteses em Brasília
https://www.osul.com.br/pib-do-brasil-pode-crescer-25-em-2018-afirma-o-ministro-da-fazenda/ PIB do Brasil pode crescer 2,5% em 2018, afirma o ministro da Fazenda 2016-09-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar