Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pílula contra o vírus da aids será distribuída pelo SUS

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Saúde participou da Assembleia Mundial de Saúde. (Foto: Divulgação/MS)

O Ministério da Saúde vai ofertar no SUS (Sistema Único de Saúde) medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco da infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus. A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) passará a ser distribuída no SUS em até 180 dias após a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, prevista para a próxima segunda-feira (29). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na quarta-feira (24), durante sua participação na Assembleia Mundial de Saúde realizada em Genebra (Suíça).

A PrEP consiste na utilização do antirretroviral (truvada) antes da exposição ao vírus, em pessoas não infectadas pelo HIV e que mantêm relações de risco com maior frequência. “O Brasil, mais uma vez, sai como um dos pioneiros na prevenção e tratamento do HIV”, afirmou o ministro Ricardo Barros, durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira por videoconferência. Ele lembrou que a iniciativa é muito importante para as pessoas expostas ao vírus, mas ressaltou que a sua inclusão no SUS não dispensa o uso dos outros métodos preventivos.

A incorporação do truvada (tenofovir associado à entricitabina) foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, após consulta pública realizada para obter informações, opiniões e críticas de pesquisadores e outros setores da sociedade. Com a nova medida, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a utilizar essa estratégia de prevenção como política de saúde pública.

A Organização Mundial de Saúde recomenda, desde 2012, a oferta de PrEP para casais soro diferentes, gays; homens que fazem sexo com homens; profissionais do sexo e pessoas transgêneros (travestis e transexuais), consideradas populações-chaves. A PrEP já é utilizada em países como Estados Unidos, Bélgica, Escócia, Peru e Canadá, onde é comercializada na rede privada, além da França, África do Sul, entre outros, que incorporaram ao sistema público de saúde.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo fixa limite de 1.200 euros para mala extraviada em voo internacional
“O Brasil não parou e não vai parar”, disse Michel Temer depois dos protestos ocorridos em Brasília
https://www.osul.com.br/pilula-contra-o-virus-da-aids-sera-distribuida-pelo-sus/ Pílula contra o vírus da aids será distribuída pelo SUS 2017-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar