Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Procuradoria-Geral da República pede que o Supremo obrigue eleição para juízes de paz em todo o País

Compartilhe esta notícia:

Procurador acha que o STF pode interferir para corrigir o quadro. (Foto: Reprodução)

A União e tribunais do País descumprem, há 28 anos, regra constitucional que exige voto direto, universal e secreto para a escolha de juízes de paz, responsáveis por celebrar casamentos e “exercer atribuições conciliatórias”. É o que afirma a Procuradoria-Geral da República em ação ajuizada no STF (Supremo Tribunal Federal), pedindo que tribunais de Justiça formulem propostas sobre o tema e que tanto o Congresso Nacional como assembleias legislativas analisem esses projetos de lei.

O procurador-geral da República em exercício, José Bonifácio Borges de Andrada, afirma que a eleição com mandato de quatro anos é exigida pelo artigo 98 da Constituição Federal. Alguns estados chegaram a criar leis sobre o assunto, mas nenhum promoveu eleições, por causa da “completa ausência de normatização” sobre a disputa, “seja pelos tribunais regionais eleitorais, seja pelo Tribunal Superior Eleitoral”.

Diante da omissão e da demora legislativa, Andrada entende que o STF pode interferir para corrigir o quadro de “restrição indevida ao direito de voto, ao exercício da cidadania e à plenitude dos direitos políticos”. Ele afirma ainda que os tribunais descumprem norma do Conselho Nacional de Justiça: conforme resolução de 2008, todos os TJs deveriam encaminhar em um ano projetos de lei ao Poder Legislativo local.

Hoje, as nomeações variam conforme o Estado. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania abriu vaga para 279 juízes de paz em 2014 e fez a seleção “de forma discricionária”, com base nos documentos e nos currículos dos candidatos. (Felipe Luchete/Consultor Jurídico)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Droga contra depressão pode parar Alzheimer e Parkinson
A Bovespa fechou em queda nessa terça-feira, após um boato sobre delação premiada contra um candidato à Presidência da República
https://www.osul.com.br/procuradoria-geral-da-republica-pede-que-o-supremo-obrigue-eleicao-para-juizes-de-paz-em-todo-o-pais/ A Procuradoria-Geral da República pede que o Supremo obrigue eleição para juízes de paz em todo o País 2017-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar