Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas PSDB quer troca-troca

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha não colocará em votação o fim das coligações. Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Ilimar Franco

Os tucanos trabalham ativamente para abrir uma janela para que deputados possam mudar de partido sem perder o mandato. Eles tentam seduzir o PMDB. O governo e o PT vivem um momento difícil. Por isso, acreditam que, ao suspender a fidelidade, por 30 dias, sua bancada poderá aumentar. Creem ainda que muitos vão abandonar os partidos da base para siglas de oposição, como PPS, Solidariedade e PSB.

Frente contra a maioridade

Apesar da recomendação do vice Michel Temer de que o Planalto ficasse de fora da refrega sobre a maioridade penal, o governo vai entrar em campo. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recebeu a tarefa, da presidente Dilma, de conversar com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) para construir um projeto comum. A base dessa negociação é a proposta de Alckmin de criação de locais especiais em que menores que cometeram crimes hediondos ficariam recolhidos até os 18 anos, quando iriam para a prisão. A nova lei submeteria a penas mais duras os criminosos que usem menores. A ideia é criar um bloco de centro, cuja base seria a maioria das bancadas do PT, do PSDB e do PMDB.

Batendo pé

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, avisa que não colocará em votação novamente o fim das coligações: “Nosso trato é que o Senado cuida dos senadores e nós, dos deputados. E o fim das coligações é assunto de eleição proporcional”.

Mulher na política

Estudante de Economia da PUC-SP, Carina Vitral será eleita neste domingo a nova presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). A entidade inicia nesta quarta-feira, em Goiânia, seu 54 Congresso, com 6.450 delegados. Presidente da UEE-SP, milita no PCdoB. Contra o financiamento eleitoral por empresas, defende a expansão das universidades públicas.

Holofotes

Antes que a CPI do Futebol roube a bola, a CPI da Petrobras vai correr na próxima semana. Seus membros querem aprovar vários requerimentos, entre os quais o que prevê uma acareação entre os doleiros Alberto Youssef e Nelma Kodama.

Surfando

O discurso dos senadores para incluir na PEC da reforma política limites de doações e de gastos nas campanhas, segundo os deputados, vai engessar a legislação. No futuro, serão precisos 308 votos para mudar. Por isso, a Câmara tirou do texto da PEC, para que esse tema seja definido por lei ordinária, que exige maioria simples.

Inovação mas nem tanto

Um simpatizante da Rede relatou debate, da semana passada, sobre o financiamento dos partidos e das eleições. Um jovem militante sugeriu que a sigla devolvesse seu quinhão do Fundo Partidário. A turma do deixa disso ganhou.

Hora extra

O vice Michel Temer, o ministro Aloizio Mercadante e sua força-tarefa estão há dois dias tentando fechar os ponteiros. Eles querem cada peça em sua casa até os presidentes Eduardo Cunha e Renan Calheiros voltarem da Rússia.

Com Amanda Almeida, sucursais e correspondentes

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Governo aposta na moeda verde
Sartori entrega projetos na AL
Medidas anunciadas por Sartori têm repercussão positiva entre aliados
https://www.osul.com.br/psdb-quer-troca-troca/ PSDB quer troca-troca 2015-06-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar