Domingo, 05 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece PUCRS inaugura o mais moderno estúdio de cinema do País

Compartilhe esta notícia:

PUCRS inaugura o mais moderno estúdio de cinema do País (Foto: Bruno Todeschini Ascom/PUCRS)

O Rio Grande do Sul ocupa posição de destaque no mercado audiovisual brasileiro e, a partir desta quinta-feira (27), contará com um espaço inédito para fortalecer as produções e o potencial de negócios da região. O Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul – será inaugurado às 10h30min, no Tecnopuc Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000). O projeto é uma iniciativa da PUCRS, em conjunto com a Fundacine e o Governo do Rio Grande do Sul, e busca articular a integração e colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade, a fim de atender a uma demanda histórica do setor audiovisual.

Os investimentos captados para o Tecna são de R$ 27 milhões ao todo. Deste total, a primeira etapa, a ser entregue em abril, teve um investimento de mais de R$ 6 milhões, oriundos de um convênio entre o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e o Governo do Estado, através da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), do PGTec (Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos) e da SDECT/RS (Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia).

Nesta fase, além da PUCRS, a Feevale é a instituição coexecutora do projeto. A inauguração contempla a entrega do mais novo e moderno estúdio de cinema e TV do Brasil, equipado também com uma área de apoio com camarins, banheiros, figurino e área para a arte, além de uma área técnica.

Tecnopuc Viamão (Foto: Bruno Todeschini Ascom/PUCRS)

Tecnopuc Viamão (Foto: Bruno Todeschini Ascom/PUCRS)

O grande desafio do Tecna é contribuir para o desenvolvimento dos setores criativos do Estado. Para isso, está baseado em uma cultura colaborativa que objetiva o aumento da profissionalização do setor, novas conexões para os arranjos produtivos locais e a expansão das redes para um melhor posicionamento no mercado brasileiro e o alcance dos territórios internacionais. “Nossa ideia é que o Tecna consiga atrair diferentes projetos e, com isso, seja possível estimular toda a cadeia produtiva regional”, defende a coordenadora, Aletéia Selonk.

O espaço é o único estúdio do País localizado em um Parque Científico e Tecnológico e ligado a uma Universidade. Além da utilização por profissionais e empresas do mercado, a estrutura também será usada pelos alunos da Famecos (Faculdade de Comunicação Social da PUCRS) durante as aulas de Graduação, Extensão e Pós-Graduação, assim como estudantes, professores e pesquisadores das demais universidades do Estado. O objetivo é manter uma sinergia ainda mais forte entre a academia e o mercado por meio dessa aproximação.

Infraestrutura

O Tecna abriga uma completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa. A nova estrutura compreende um estúdio de cinema e TV, com 300 m2, paredes com isolamento acústico, piso acústico flutuante com sistema antivibração, ar condicionado, grids modulares ajustáveis, sistema de elétrica cênica, área disponível para instalação de switch de vídeo e de áudio acopladas. São 130 m2 de áreas de apoio com camarins, banheiros, figurino, área de arte e áreas de base de produção. Possibilidade de acoplamento de gerador, de unidades móveis de áudio e vídeo sem interferência acústica.

A segunda fase de implementação está prevista para o final de 2017 e compreende um laboratório de animação e efeitos visuais, Renderfarm para renderização de imagens e servidor de arquivos com back-up, estúdios de motion capture e de mixagem. Já a terceira fase, prevista para dezembro de 2018, abrange um estúdio de cinema e TV com 450 m2 e áreas de apoio dedicadas à construção de cenários, desenvolvimento de figurinos, espaços de apoio a produção e alocação de acervo. A previsão de conclusão é para final de 2018.

Utilização

A partir da inauguração, o Estúdio de Cinema e TV do Tecna estará à disposição do mercado audiovisual para sediar produções de conteúdo e eventos. Cursos relativos às práticas de produção audiovisual também estão previstos para 2017. As universidades do Rio Grande do Sul poderão contar também com a infraestrutura do Tecna para sediar atividades curriculares, projetos especiais e pesquisas. A equipe do Centro prestará este atendimento a partir do e-mail tecna@pucrs.br e do telefone (51) 3353-7014.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Cirurgiões plásticos dos Estados Unidos alertam para os perigos do “aumento de bumbum brasileiro”
Obra de modernização avança no Porto Novo, em Rio Grande
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar