Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Saída do Reino Unido da UE derruba Bolsas europeias e asiáticas

Compartilhe esta notícia:

Operadores observam painel da bolsa alemã, em Frankfurt. (Foto: Reprodução)

A decisão do Reino Unido de deixar a UE (União Europeia) derrubou os mercados europeus nesta sexta-feira (24) e fez com que o principal índice da Bolsa japonesa, o Nikkei, tivesse a maior queda diária em cinco anos.

O FTSE-100, principal índice do mercado acionário britânico, fechou em queda de 3,15%. Em Paris, o índice CAC-40 despencou 8,04%, enquanto o DAX, de Frankfurt, desabou 6,82%.

O índice Ibex-35, da Bolsa de Madri, perdeu 12,35%. Em Milão, o FTSE-MIB recuou 12,48% e, em Lisboa, o PSI-20 encerrou a sessão em queda de 6,99%.

A decisão também impactou os mercados asiáticos e fez o índice Nikkei, do Japão, cair 7,92%, na maior queda diária desde 15 de março de 2011, quando desabou 10,55%.

As Bolsas chinesas tiveram queda menor, em torno de 1%, graças ao forte controle de capital na China, que conteve as vendas que afundaram com mais força outros mercados asiáticos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 1,29%, enquanto o índice de Xangai teve baixa de 1,30%. Na semana, ambos perderam 1,1%.

Na Bolsa de Nova York, o índice S&P 500 caía 2,65% há pouco; o Dow Jones, -2,60%; e o Nasdaq, -3,17%.

No Brasil, o Ibovespa perdia 3,30%, aos 49.856,39 pontos.

CÂMBIO

No mercado cambial, a libra chegou a cair 10% em relação ao dólar nesta sexta-feira, no menor patamar desde 1985, provocando uma corrida de capital pela tradicional segurança do iene e do franco suíço.

A moeda britânica fechou em queda de 7,10%. O euro também caiu contra o dólar (-1,65%). Já o franco suíço chegou atingir o maior nível em quase um ano contra o euro, e o iene chegou ao nível mais alto em mais de dois anos.

BREXIT

Com os votos dos 382 distritos do Reino Unido apurados, a opção por deixar a União Europeia venceu por 51,9% a 48,1%, abalando mercados financeiros e provocando uma onda de choque e incredulidade global. O processo de saída da UE ainda precisa passar pelo Parlamento, mas um veto pelos legisladores é considerado suicídio político.

As consequências econômicas de uma saída devem se estender para o comércio – com prejuízo maior para Londres do que para Bruxelas, já que os britânicos dirigem metade de suas exportações à UE.

A consulta popular registrou índice histórico de comparecimento – 72,2% do eleitorado- e recorde de 46,5 milhões de eleitores registrados. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Os Estados Unidos indicaram que só isentarão o aço brasileiro se o nosso País aceitar cotas
“Enquanto as pessoas protestam, a caravana do governo vai trabalhando”: em balanço de gestão, Temer pediu que os ministros não se incomodem com as críticas
https://www.osul.com.br/saida-do-reino-unido-da-ue-derruba-bolsas-europeias-e-asiaticas/ Saída do Reino Unido da UE derruba Bolsas europeias e asiáticas 2016-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar