Sexta-feira, 01 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Segundo semestre de 2019 tem aumento na desigualdade de renda, segundo FGV

Compartilhe esta notícia:

A disparidade de renda no Brasil tem forte aspecto regional. (Foto: Reprodução Pixabay)

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas apontou aumento na desigualdade de renda no Brasil neste 2º semestre de 2019. O número da “Escala de Desigualdade” tem apresentado crescimento há mais de 8 semestres.

Os dados foram retirados do IBGE, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. O índice Gini, utilizado para medir a concentração de renda, aponta que, quanto mais próximo o valor chegar a 1, maior é a desigualdade. Neste segundo trimestre, a taxa chegou a 0,6291. Ainda de acordo com o estudo, entre 2014 e 2019 a renda do trabalho da metade mais pobre da população caiu 17,1%. Enquanto a dos 1% mais ricos subiu e chegou a 10,11%. Os considerados classe média (40%), tiveram queda de 4,16%.

A desaceleração econômica e o desemprego são indicadas como as principais causas para o crescimento do número de pessoas em situação de pobreza no Brasil, que passam dos 23 milhões. Entre o final de 2014 e o final de 2017, o número de brasileiros neste quadro passou de 8,38% para 11,8%.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

CNPq suspende apoio para novos bolsistas no ano que vem
Reforma tributária deve ser aprovada ainda em 2019, diz Rodrigo Maia
Pode te interessar