Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Sobe para 29 o número de mortos em incêndios na Califórnia: É a pior tragédia com fogo na região em 84 anos

Compartilhe esta notícia:

Esta semana cerca de 550 presidiários foram enviados à região vinícola, onde violentos incêndios se propagam. (Foto: Reprodução)

Bombeiros lutavam nesta quinta-feira (12) para conter a propagação de incêndios florestais que já mataram ao menos 29 pessoas no Norte da Califórnia, no que autoridades do Estado norte-americano disseram ser a pior tragédia com fogo na região em 84 anos.

O tempo seco e ventos fortes ameaçavam espalhar ainda mais as chamas, que já somam quase duas dúzias de focos de incêndio espalhados por oito condados e que vêm ganhando força desde que irromperam no domingo (8).

O número de mortos igualou o registrado em um incêndio no Griffith Park, em Los Angeles, em 1933, mas a contagem de vítimas ainda pode subir, uma vez que há desaparecidos.

O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos alertou na manhã desta quinta-feira para a persistência de “condições climáticas críticas para incêndios” na área nos próximos três dias.

Não há expectativa de chuva, e ventos secos de mais de 55 quilômetros por hora estão soprando do norte.

O incêndio mais mortal da Califórnia, conhecido como Tubbs, estava a três quilômetros de Calistoga, uma comunidade do mundialmente famoso setor vinicultor do Vale de Napa cujos 5 mil residentes foram orientados a deixar suas casas na quarta-feira.

Vai depender do vento” a cidade queimar ou não, disse o chefe de bombeiros de Calistoga, Steve Campbell, à agência de notícias Reuters, no início desta quinta-feira. “Há previsão de ventos fortes, mas ainda não os recebemos”.

Na noite de quarta-feira novas ordens de retirada também foram emitidas no condado de Sonoma para partes de Santa Rosa, a maior cidade da região de vinhedos, e para Geyserville, uma pequena cidade de 800 pessoas.

Os incêndios arrasaram cerca de 69 mil hectares de terras e destruíram cerca de 3.500 edifícios. Bairros inteiros foram reduzidos a paisagens de cinzas, árvores queimadas e carros incinerados.

Catástrofe

“Esta é uma catástrofe crítica e grave”, disse a jornalistas o chefe do Corpo de Bombeiros da Califórnia (CalFire), Ken Pimlott. “Não vamos sair da floresta por vários dias”, acrescentou. Segundo Pimlott, após um respiro na terça-feira, os ventos voltavam a ganhar força na quarta-feira, dificultando os trabalhos para conter as chamas.

O presidente norte-americano Donald Trump declarou na terça-feira o estado de catástrofe natural, liberando recursos federais para atender a emergência na Califórnia, estado mais povoado do país, desde que, no domingo, a maior parte dos focos começou e avançou com extrema rapidez devido aos fortes ventos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Elevar o gasto público com a educação reduz a desigualdade de renda, aponta o Fundo Monetário Internacional
Dez anos depois, morte de Jean Charles é lembrada e família cobra punição
https://www.osul.com.br/sobe-para-29-o-numero-de-mortos-em-incendios-na-california-e-pior-tragedia-com-fogo-na-regiao-em-84-anos/ Sobe para 29 o número de mortos em incêndios na Califórnia: É a pior tragédia com fogo na região em 84 anos 2017-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar