Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo rejeita recurso e mantém Bolsonaro réu por suposta incitação ao estupro

Compartilhe esta notícia:

Jair Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou nessa terça-feira (7) recursos apresentados pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e o manteve na condição de réu por suposta incitação ao estupro.

Por unanimidade, os ministros Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso ratificaram decisão de junho do ano passado de abrir duas ações penais por acusações de apologia ao crime e injúria.

Procurada pelo G1, a assessoria de Bolsonaro informou que o deputado respeita a decisão da Primeira Turma, mas não irá comentá-la.

Os processos na Corte se baseiam em declarações de Bolsonaro em 2014, na Câmara e em entrevista a um jornal, quando ele disse que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada porque ele a considera “muito feia” e porque ela “não faz” o “tipo” dele.

Diante das declarações, ainda em 2014, a então vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra Bolsonaro por suposta incitação ao crime de estupro.

Após a Primeira Turma da Corte torná-lo réu, o parlamentar recorreu, alegando contradição na decisão do ano passado de não considerar, na avaliação dele, a chamada imunidade parlamentar, que protege deputados e senadores por opiniões, palavras e votos.

Relator do caso, o ministro Luiz Fux afirmou no novo julgamento que a questão foi devidamente analisada na sessão que analisou a denúncia. Com a decisão, Bolsonaro poderá agora depor e apresentar provas para a defesa dele. (Renan Ramalho/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de prevenção e combate a incêndio a casas noturnas no País
O maior eclipse lunar do século poderá ser visto do Brasil. O fenômeno será na próxima sexta, das 16 horas e 30 minutos às 18 horas e 13 minutos, no horário de Brasília
https://www.osul.com.br/supremo-rejeita-recurso-e-mantem-bolsonaro-reu-por-suposta-incitacao-ao-estupro/ Supremo rejeita recurso e mantém Bolsonaro réu por suposta incitação ao estupro 2017-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar