Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um míssil da Coreia do Norte passou perto de um avião de passageiros da companhia aérea Cathay Pacific

Compartilhe esta notícia:

País liderado por Kim Jong-un mantém ameaças constantes. (Foto: Reprodução)

O último míssil intercontinental lançado pela Coreia do Norte, no dia 29 de novembro, passou perto de um avião comercial e pode ser visto por membros da tripulação do voo. Segundo informações da agência de notícias BBC, a aeronave sobrevoava o mar do Japão quando os tripulantes avistaram o míssil Hwasong-15 entrar na atmosfera e explodir nas proximidades do avião.

A aeronave faz parte da frota da companhia aérea Cathay Pacific, que explicou o incidente em nota à rede de notícias CNBC: “Dia 29 de novembro, a tripulação do voo CX893 reportou ter observado o que pode ter sido o recente teste nuclear da Coreia do Norte . Por mais que o voo estivesse longe do local do evento, a tripulação notificou a Japan ATC (controle de tráfego aéreo) de acordo com os procedimentos”.

O avião cumpria a rota São Francisco-Hong Kong e suas operações não foram afetadas pelo evento. Por mais que o país liderado por Kim Jong-un mantenha ameaças constantes sobre o lançamento de novos mísseis, a companhia aérea não pretende mudar as rotas de seus voos.

Tensão com os EUA

O projétil em questão foi disparado de uma área nos arredores de Pyongsong, na província de Pyongan Sul, centro-oeste do país asiático, e voou por cerca de 960 quilômetros na direção leste. Segundo o Pentágono – sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos –, o míssil era intercontinental, ou seja, capaz de atingir o território norte-americano, e que caiu no Mar do Japão .

O disparo chega menos de 10 dias depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter incluído o país norte-coreano na lista de “Estados patrocinadores do terrorismo “. O país asiático tinha sido retirado da relação em 2008, pelo então mandatário George W. Bush, em uma tentativa de salvar as negociações sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Desde o início do ano, contudo, a troca de provocações tem sido intensa na península coreana, alimentada pela retórica agressiva de Donald Trump e Kim Jong-un, o que levou ao retorno do país asiático à lista. Além de projéteis de curto e médio alcance, a Coreia do Norte testou mísseis intercontinentais capazes de atingir os EUA e realizou, em setembro, a maior detonação nuclear de sua história.

O teste provocou um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter e, segundo Pyongyang, foi feito com uma bomba de hidrogênio. Em resposta, Trump deslocou um submarino nuclear e bombardeiros para a região e ameaçou atacar a Coreia do Norte com “fogo e fúria nunca antes vistos”.

Guerra nuclear

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu governo estão “suplicando por uma guerra nuclear”, declarou o Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, em nota divulgada no último sábado (2), segundo informações da rede de notícias CNN.

Trump está “montando um jogo nuclear extremamente perigoso na Península Coreana”, disse um porta-voz do ministério norte-coreano, em comunicado escrito que também chama o presidentenorte-americano de “demônio nuclear” e “destruidor da paz global”.

Segundo a CNN, os comentários foram emitidos antes de um exército militar em conjunto dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que deve iniciar na segunda-feira.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Google comemora “drástica redução” em multa a Cicarelli por vídeo íntimo
A Petrobras vai demitir mais de 500 pessoas na área de comunicação
https://www.osul.com.br/um-missil-da-coreia-do-norte-passou-perto-de-um-aviao-de-passageiros-da-companhia-aerea-cathay-pacific/ Um míssil da Coreia do Norte passou perto de um avião de passageiros da companhia aérea Cathay Pacific 2017-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar