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Ciência Um supermercado no Reino Unido já permite que os clientes paguem as compras utilizando a impressão digital

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Com o novo sistema, é possível adquirir produtos nos pontos de venda sem levar dinheiro ou cartões. (Foto: Reprodução)

O Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a ter um supermercado onde é permitido que os clientes paguem as compras através da tecnologia da impressão digital. A invenção, denominada Fingopay, funciona através de um sistema infravermelho que escaneia a superfície dos dedos e vincula o mapa biométrico às contas bancárias de cada cliente.

Os clientes da loja Costcutter, no campus da Universidade Brunel de Londres (Inglaterra), foram os primeiros a testar a inovação para pagar através de impressões digitais. O sistema foi simplificado, já que os compradores poderão ir ao supermercado sem dinheiro ou sem cartões, simplesmente utilizando as mãos.

Os dados bancários são guardados no fornecedor de pagamentos Worldpay, mesma maneira que pode armazenar quando são comprados produtos pela internet.

A empresa que está por trás desta invenção, Sthaler, com sede em Londres, informou aos meios de comunicação que está trabalhando com outros supermercados do Reino Unido para adaptar esta tecnologia. “Esse sistema de pagamento é o mais seguro, já que não pode ser copiado ou roubado”, asseguram os diretores da companhia.

Além disso, a Sthaler estima que mais de 3 mil estudantes dos 13 mil que há no campus onde a tecnologia está sendo testada se registrem antes de novembro para utilizar o Fingopay: “Estamos negociando levar o sistema não só aos supermercados, mas também a discotecas, academias e estádios de futebol, a fim de identificar com facilidade quem têm acesso às zonas VIP, por exemplo”.

A impressão digital já é utilizada no Reino Unido para entrar em alguns edifícios de alta segurança ou autorizar as transferências de comércio interno em um banco de investimento.

Brasil

Em agosto, a plataforma de pagamento digital Masterpass, da operadora Mastercard, disponibilizou o check-out expresso no Brasil. A nova tecnologia permite o pagamento de produtos e serviços com apenas um clique ou impressão digital nos celulares a partir do momento em que as informações do cliente são previamente cadastradas e autorizadas.

O primeiro aplicativo a receber o sistema no País foi o Zul Digital, utilizado para aquisição antecipada de cartões de estacionamento rotativo geridos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo.

No primeiro uso, para que o usuário adquira seu tíquete de estacionamento com a nova solução, basta instalar o aplicativo, cadastrar os dados pessoais e, ao solicitar o pagamento da vaga atual ou a compra antecipada de cartões de estacionamento, escolher a opção Masterpass.

Caso o motorista já tenha cadastro prévio na plataforma, basta clicar no botão para ativar a conta e habilitar o pagamento expresso, possibilitando assim que os próximos check-outs sejam concluídos apenas com a validação de impressões digitais ou um simples clique. A funcionalidade está disponível nos sistemas iOS e Android.

Uma pesquisa realizada pela Mastercard em parceria com a Norstat apontou que 52% dos consumidores brasileiros admitem que desistem de concluir compras no ambiente on-line quando esquecem a senha do cartão.

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