Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Vulcão expele fumaça e força cancelamento de dezenas de voos em Bali

Compartilhe esta notícia:

Agung entrou em atividade e está soltando fumaça. (Foto: Reprodução)

Dezenas de voos foram cancelados em Bali, ilha turística da Indonésia, em razão do vulcão Agung, que entrou em atividade e está soltando fumaça, informaram as autoridades neste domingo (26). Pelo menos 2 mil passageiros foram afetados, incluindo muitos turistas australianos.

Neste domingo, a fumaça chegava a até 4 mil metros acima do cume do vulcão. Os 28 voos que chegavam e saíam do Aeroporto Internacional de Denpasar foram cancelados, indicou o porta-voz do aeroporto, Arie Ahsanurrohim.

No entanto, o aeroporto permanece aberto e cabe às empresas decidir se desejam cancelar ou desviar seus voos, acrescentou.

“Tentamos tornar o aeroporto o mais confortável possível para os passageiros afetados. No momento, habilitamos salas para que possam abrir suas bagagens e assistir a filmes e relaxar um pouco”.

“Tenho que ir trabalhar amanhã, o que vou fazer para pagar minhas contas?”, lamentava Jake Vidler, um turista de Sydney.

Atividade vulcânica

A última erupção do Monte Agung remonta a 1963. Naquela ocasião, o vulcão expeliu cinzas que chegaram a Jacarta, a cerca de mil quilômetros de distância. As seguidas erupções deixaram quase 1.600 mortos.

Quando o vulcão despertou em setembro, as autoridades decretaram alerta máximo e 140 mil pessoas foram evacuadas da ilha. Um mês depois, a situação se acalmou e muitos moradores voltaram para suas casas.

Mas, na terça-feira, o Monte Agung rugiu novamente, forçando 25 mil pessoas a se refugiarem. E, na quarta-feira, milhares de habitantes da ilha turística de Bali abandonaram casas pelo temor de erupção do monte Agung.

Uma zona de exclusão que se estende até 7,5 km da cratera permanece em vigor, depois da evacuação de mais de 185 mil pessoas após uma erupção em setembro, e as autoridades alertaram a qualquer pessoa que permaneça dentro dela para sair da área. Milhares de pessoas ainda não conseguiram voltar para casa.

O porta-voz da agência de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que nuvens de cinzas se moviam para o sudoeste, longe do aeroporto internacional.

“O aeroporto internacional Gusti Ngurah Rai (em Bali) continua sendo seguro e normal. O aeroporto internacional de Lombok (a 50 quilômetros a oeste) também está normal”, declarou Sutopo Purwo Nugroho, diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, em indonésio), em comunicado.

A BNBP mantém o nível de alerta de erupção 3 (o máximo é 4) e informou que a chuva de cinzas pode atingir pelo menos sete populações da ilha.

Nugroho pediu que a população local e os turistas mantenham a calma, e que tomem precauções devido ao efeito da chuva de cinzas.

Localizado a 75 km dos principais destinos turísticos de Kuta e Seminyak, o cume do vulcão fica a pouco mais de 3.000 metros de altitude e é o pico mais alto de Bali. É também um popular destino de caminhadas para os turistas, que foram avisados ​​para ficar longe por enquanto. Várias aldeias que dependem do comércio do turismo estão dentro da zona de exclusão e temem o impacto econômico em seus meios de subsistência.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasileiro diz que juventude acaba aos 37 e velhice começa aos 64. Tempo virou trunfo para os “sem idade”
Os ventos fortes postergaram a saída do minissubmarino de busca ao submarino argentino desaparecido
https://www.osul.com.br/vulcao-expele-fumaca-e-forca-cancelamento-de-dezenas-de-voos-em-bali/ Vulcão expele fumaça e força cancelamento de dezenas de voos em Bali 2017-11-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar