Ícone do site Jornal O Sul

De cada dez brasileiros, quatro gastam mais do que ganham

Estudo também aponta que poucas pessoas têm plena noção de suas finanças. (Foto: EBC)

A pandemia mudou a realidade financeira de muitas pessoas. Decorrente das restrições de atividades, dentre outros fatores, a crise econômica faz com que muitos brasileiros não consigam ter uma renda superior aos seus gastos. É o que aponta e detalha a pesquisa “Empréstimos Pessoais e Hábitos dos Consumidores”, realizada pelo site globo.com.

Conforme o levantamento, sete em cada dez pessoas não conseguem ter uma receita superior às despesas. Ao menos 43% dos consultados admitiram receber menos do que gastam, ao passo que 32% disseram ter um volume de entrada financeira igual aos custos e apenas 25% afirmaram receber mais do que gastam.

A pesquisa também evidenciou que poucos brasileiros têm plena noção de sua situação financeira. Com base em entrevistas com 1.170 pessoas de diferentes classes sociais nas cinco Regiões do País, o estudo mostra que 75% das pessoas declaram que possuem algum tipo de dívida. E dessas, 41% estão com dívidas em atraso.

Cartão de crédito

E o cartão de crédito foi uma das alternativas encontradas por esses consumidores para custear suas despesas. O problema, no entanto, é que ele também é um dos principais motivos das dívidas, das pessoas, apontado por 58% dos participantes. A segunda principal razão para o endividamento é crédito pessoal ou o empréstimo consignado, com 29%.

De acordo com o executivo Eduardo Petribu, diretor de negócios para os setores Financeiro e Automotivo da Globo, a facilidade é um dos principais incentivos para que as pessoas usem o cartão de crédito. O grande problema, por outro lado, são os juros altos desse tipo de serviço, que superam 300% ao ano.

“A gente percebe que dessas pessoas que apontam que têm dívidas, 41% estão com dívidas atrasadas. E é onde entra o cartão de crédito, que tem uma facilidade de acesso. As pessoas endividadas buscam facilidade. Elas contraem um empréstimo pra pagar outro”, afirma.

Demanda por empréstimos

Esse comportamento é evidenciado na pesquisa, que mostrou que uma das saídas encontradas pelos entrevistados para melhorar sua vida financeira e pagar contas e dívidas é justamente a contratação de empréstimos.

Ainda conforme o estudo, 53% das pessoas pretendem tomar crédito, e 54% delas querem fazer isso de maneira on-line. Os bancos digitais, inclusive, vêm ganhando mais força entre os consumidores segundo a pesquisa. Nela, 76% das pessoas afirmaram se sentirem mais seguras em contratar um empréstimo em uma empresa totalmente digital.

Obter empréstimo, no entanto, não tem sido fácil. Segundo a pesquisa, 49% das pessoas já tiveram pedido de empréstimo recusado, principalmente por estarem com o nome sujo.

Educação financeira

O estudo mostrou que a educação financeira ainda é um ponto a ser melhorado. Segundo dados do levantamento, 56% dos entrevistados não têm uma visão clara das suas despesas ou não sabem no que estão gastando seu dinheiro.

Sair da versão mobile