Ícone do site Jornal O Sul

Após pane e apreensão na comunidade acadêmica, plataforma de currículos de pesquisadores é restabelecida

A Plataforma Lattes saiu do ar no dia 23 de julho. (Foto: Divulgação)

Mantida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Plataforma Lattes, que reúne currículos e informações sobre cientistas, professores e pesquisadores do Brasil, voltou a funcionar neste domingo (08).

Após uma pane, o sistema caiu no dia 23 de julho e gerou apreensão na comunidade acadêmica. A Plataforma Lattes é utilizada em diversos processos acadêmicos como identificador e comprovador dos currículos e qualificações de pesquisadores e professores.

“Esse restabelecimento inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários”, informou o CNPq por meio de nota. O órgão é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Não foram divulgadas as causas do problema no sistema e se houve alguma perda de dados quando ele saiu do ar.

Na Plataforma Lattes, professores e pesquisadores brasileiros devem registrar seus currículos para conseguirem bolsas de pesquisa e vagas em universidades e para participarem de editais e concursos.

“Compramos no fim do ano passado dois equipamentos novos de armazenamento. Começamos a migrar. Agora, estamos continuando. O armazenamento antigo apagou de uma certa maneira, ele foi recuperado, mas está lento. Preservamos os dados, mas temos que tratá-los com certa cautela”, disse, na sexta-feira (06), o presidente do CNPq, Evaldo Vilela.

Sair da versão mobile