Ícone do site Jornal O Sul

1º Registro de Imóveis completa 150 anos

Sr Lamana Paiva, Titular do 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre - Foto: Jackson Ciceri

Em contagem regressiva para completar 150 anos de instalação, o 1º Registro de Imóveis Lamana Paiva, celebrou a data hoje na sede localizada no centro, na Capital.

Desde 5 de julho de 1865, a instituição trabalha com negócios imobiliários a partir de matrículas, registros, certidões e averbações. Com o avanço na tecnologia, o Registro têm apostado em métodos inovadores como aparelhos de autoatendimento, proporcionando auxílio imediato ao cliente.

Conforme o registrador titular, José Pedro Lamana Paiva, mais de 300 atendimentos são realizados por dia, em resultado ao uso da mais moderna tecnologia, adotada a partir de 2012.

Outro método utilizado em benefício aos serviços prestados é a digitalização dos acervos. Os setores Conservando a História do RS e Sistema Torrens acumulam juntos mais de mil livros com a trajetória dos serviços prestados pela instituição. Setenta e cinco funcionários são responsáveis pela restauração, preservação e digitalização do conteúdo.

José Pedro Lamana Paiva, titular do 1º Registro de Imóveis, assumiu o cargo em novembro de 2011. Graduado em Direito Registral pela Faculdade de Direito da Universidade Ramón Llull ESADE, de Barcelona, ele também é vice-presidente no IRIB (Instituto de Registro Imobiliário do Brasil), no Estado.

Sair da versão mobile