Ícone do site Jornal O Sul

21 candidatos foram presos nas primeiras horas da eleição, diz Tribunal Superior Eleitoral

(Foto: Divulgação)

Vinte e um candidatos foram presos em flagrante em todo o País nas primeiras horas da eleição deste domingo (02), segundo boletim do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgado por volta das 10h50min. Os nomes e os partidos dos detidos não foram informados pela Justiça Eleitoral.

Deste total, quatro candidatos foram presos por realizarem boca de urna, 14 por divulgarem propaganda não-permitida, dois por corrupção eleitoral e um por motivo não informado.

Ainda de acordo com o TSE, também foram registradas ocorrências com outros 19 candidatos, mas sem prisão. Além das detenções de candidatos, a Justiça Eleitoral informou que, nas primeiras horas de votação, ocorreram 142 prisões de eleitores por boca de urna, propaganda proibida e corrupção eleitoral, além de transporte ilegal de passageiros.  Houve ainda, conforme o TSE, outras 123 ocorrências nos municípios envolvendo eleitores, mas sem resultar em prisão.

Urnas eletrônicas

Até o balanço das 10h12min, havia registro de 786 urnas substituídas nas seções eleitorais do país, número equivalente a 0,18% do total de equipamentos instalados.

De acordo com o TSE, serão utilizadas 433 mil urnas eletrônicas na votação deste domingo, o maior número já registrado na história das eleições no país. Segundo a Justiça Eleitoral, 68 mil urnas foram reservadas para eventualmente substituir equipamentos que vierem a apresentar defeito ao longo da votação. (AG) 

Sair da versão mobile