Ícone do site Jornal O Sul

2ª Noite do Conhecimento reúne produtores da Cotrijal em Santo Antônio do Planalto

Mais de 120 pessoas prestigiaram uma noite recheada de conhecimento, promovida pela Unidade de Negócios da Cotrijal de Santo Antônio do Planalto, na quinta-feira (16/5). (Fotos: divulgação Cotrijal)

Mais de 120 pessoas prestigiaram uma noite recheada de conhecimento, promovida pela Unidade de Negócios da Cotrijal de Santo Antônio do Planalto, na quinta-feira (16/5). O objetivo foi reunir produtores e associados da cooperativa para sanar as dúvidas sobre o planejamento da safra de soja, que começa a ser pensada agora.

A gerente da Unidade, Aline Luersen, destacou que os temas das cinco estações de conhecimento foram sugeridos pelos próprios produtores, que aprovaram a primeira edição do evento no ano passado e sugeriram a continuidade da atividade. “Programar a condução da lavoura de uma maneira estratégica é fundamental para o sucesso da propriedade e a garantia de renda. Estamos junto aos produtores para auxiliar na tomada de decisões e dar todo o suporte necessário”, ressaltou.

“Este formato dinâmico permite que todos aprendam de maneira fácil e simples. Isso agradou o público, notamos a satisfação de todos. Iniciativas como esta devem ser disseminadas”, elogiou o vice-presidente da Cotrijal, que acompanhou a programação.

Enio Schoereder, vice-presidente da Cotrijal

Atividade para toda a família
Idealizador da ‘Noite de Conhecimento’, o engenheiro agrônomo Fernando Cirolini enfatizou que, diferente dos dias de campo, o horário noturno da atração permite a participação de toda a família. “Hoje a tomada de decisões sobre a condução da propriedade e da lavoura é feita de maneira conjunta entre os casais e filhos. Então é importante criar um espaço de informação em que todos tenham a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos”, apontou.

As estações de conhecimento
Entre os assuntos abordados estiveram: o uso de indutor de resistência na soja; qualidade de sementes, pela equipe da Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal; mofo branco e fungos de solo, pelo coordenador Técnico de Difusão da Cotrijal, Alexandre Doneda; mercado da soja, pela equipe da superintendência Comercial da cooperativa; e a utilização correta do fungicida Unizeb.

Trabalho aprovado
O produtor Arlan José Zanguebuche aprovou a escolha dos temas. Ele esteve acompanhado da esposa Analine e do irmão Geferson com a esposa Sandra. “Sou natural de outra região e percebo que a disseminação do conhecimento é um dos grandes diferenciais da Cotrijal. Estamos muito satisfeitos com o trabalho da cooperativa. Ela traz informação, de forma acessível, até os produtores”, concluiu.

Sair da versão mobile