Engenheiros biomédicos estariam trabalhando em um projeto secreto para a Apple, concebido inicialmente pelo seu fundador, o norte-americano Steve Jobs (1955-2011), e que serviria para criar sensores capazes de medir o nível de açúcar no sangue. Com isso, os milhões de portadores da doença em todo o planeta poderiam contar com um dispositivo fundamental.
De acordo com fontes ligadas ao setor de informática, os sensores deveriam medir a quantidade de glicose no sangue do usuário sem precisar utilizar agulhas, para melhorar o tratamento da doença e facilitá-lo no dia-dia. Esta, no entanto, é justamente a parte mais difícil. Uma das opções seria a utilização de sensores ópticos, que jogariam uma luz na pele dos pacientes com diabete e assim seria possível medir a glicose no sangue.
A Apple estaria nesse projeto há pelo menos cinco anos e os testes estariam sendo feitos em clínicas e outros espaços de Palo Alto, no Estado da Califórnia, sede da empresa. Caso a companhia realmente consiga esse feito, milhões de diabéticos ao redor do mundo poderão tratar da saúde de forma bem mais prática e indolor. A descoberta transformaria os “wereables”, gadgets usáveis, como o Apple Watch, em aparelhos necessários, mudando o modo como a doença é tratada por médicos e especialistas.
