Ícone do site Jornal O Sul

Quase 60% dos turistas pagariam mais para viajar de forma sustentável

Mais da metade dos entrevistados preferem visitar destinos populares fora da temporada. (Freepik)

Um estudo publicado pela Virtuoso revela como viajantes experientes veem o turismo sustentável. Os resultados do levantamento indicam um crescimento constante na demanda para explorar o mundo por parte desses viajantes, que estão atentos ao impacto que geram e à influência que têm nos destinos que visitam.

Mais da metade dos viajantes que responderam à pesquisa disse que os eventos globais de 2023 os incentivaram a tomar decisões de forma mais responsável, citando conflitos geopolíticos, o overtourism e os efeitos das mudanças climáticas, como poluição, desastres naturais e aquecimento global.

Além disso, 45% dos entrevistados concordam que viajar de forma sustentável enriquece sua experiência. Isso equivale a um aumento de 9% em relação à pesquisa realizada em 2023. De acordo com os resultados do levantamento, os seguintes temas são relevantes para o turismo sustentável:

Fora de temporada

Os viajantes querem evitar multidões. 76% das agências de viagens Virtuoso relataram que seus clientes estão adotando regularmente a prática de viajar fora da temporada, principalmente para evitar multidões e filas.

Os viajantes concordam com isso, e mais da metade dos entrevistados confirmaram que preferem visitar destinos populares fora da temporada;

Mais de 30% afirmam que estão dispostos a explorar destinos alternativos e menos turísticos para combater o excesso de turistas;

13% dos respondentes dizem estar abertos para adotar ambas as metodologias.

Apetite cultural

86% das agências revelam que seus clientes estão interessados na herança cultural dos destinos que visitam, demonstrado, por meio de sua
participação em intercâmbios culturais com os habitantes, apoio a artesãos e artistas locais, e colaboração com a manutenção e conservação
de locais históricos.

Clareza sobre custos

As agências relataram que o custo é uma barreira menor para viajar de forma sustentável, mas que a transparência é importante. Ao menos 58% dos viajantes estão dispostos a pagar mais para viajar de forma responsável se souberem como os fundos arrecadados serão utilizados, um aumento de 5% em relação a 2023.

Eles expressaram um forte desejo de obter mais informações e assistência para tomar decisões mais assertivas: mais de 30% dizem que se sentiriam apoiados a viajar de forma mais responsável se tivessem informações claras provenientes de um fonte confiável, como um agente de viagens, para ajudá-los.

Sair da versão mobile