Uma exposição alusiva aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul está entre os destaques das comemorações da 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre. A mostra prossegue até 20 de agosto no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu nº 10), próximo ao Mercado Público, no Centro Histórico. Visitação: segunda a sexta-feira (9h às 17h), com entrada franca.
Intitulada “Presença Italiana nos Acervos da Secretaria Municipal de Cultura”, a exposição enfatiza a influência de artistas do país europeu nas artes visuais gaúchas e tem organização da Diretoria de Patrimônio e Memória da SMC.
O evento reúne peças dos acervos e registros de quatro instituições culturais ligadas à prefeitura da capital gaúcha: as pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta, a Fototeca Sioma Breitman (do Museu Joaquim José Felizardo) e a própria Diretoria de Patrimônio e Memória.
Passeio guiado
Neste sábado (9), às 10h, o programa “Viva o Centro a Pé” vai pela primeira vez até o Morro do Osso, na Zona Sul da de Porto Alegre. O passeio apresentará aos participantes a paisagem da cidade a partir do parque existente no local, além de explorar as relações intrínsecas entre os ambientes natural e o cultural, bem como debates sobre o clima.
A atividade tem duas horas de duração e, caso chova, será adiada. É oferecido transporte de van, com partida na Praça Montevidéu, mas é possível se dirigir ao Morro do Osso por outros meios, por conta do participante. Para todos, entretanto, há a obrigatoriedade de inscrição por meio de link informado no site prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)
