Ícone do site Jornal O Sul

A Alemanha anuncia a ampliação do lockdown até o dia 14 de fevereiro para tentar conter a expansão do coronavírus

Chanceler expressou preocupação com o forte aumento dos contágios, o elevado número de pacientes em UTIs e o grande número de mortes diárias. (Foto: Reprodução)

O governo da Alemanha anunciou nesta terça-feira (19) a extensão do lockdown em todo o país até o dia 14 de fevereiro. A medida é uma tentativa de conter os números ainda muito altos de casos e de mortes pelo novo coronavírus e o avanço de variantes mais infecciosas da doença.

“Agora é a hora de tomar medidas preventivas contra a ameaça desse vírus”, disse a chanceler alemã Angela Merkel.

No início de janeiro, a Alemanha já havia anunciado que as restrições durariam, pelo menos, até o fim do mês, mas o prazo agora foi ampliado.

Nova variante

Segundo a agência de notícias Reuters, apesar da pressão sobre os hospitais ter diminuído nos últimos dias, especialistas alemães estão preocupados com a possível disseminação de variantes mais infecciosas do vírus.

Merkel disse que todos os países da Europa devem fazer esforços semelhantes, caso contrário, a Alemanha pode considerar restringir a entrada de viajantes para evitar que cepas altamente transmissíveis sejam trazidas do exterior.

“A gente pode fazer o que quiser, mas não teremos sucesso se os outros trabalharem junto”, disse Merkel. “Precisamos ter certeza de que todos ao nosso redor estão fazendo o mesmo. Caso contrário, teremos que considerar medidas como restrições à entrada.”

Trabalho remoto

O governo também recomenda que as empresas continuem a operar em regime de home office até o dia 15 de março. Merkel incentivou o trabalho remoto e disse que as pessoas estão trabalhando em casa agora do que durante a primeira onda da pandemia na primavera.

“Mais pessoas deveriam trabalhar em casa para ajudar a reduzir ainda mais os contatos que podem espalhar o coronavírus”, disse a chanceler.

As primeiras medidas para conter a segunda onda foram adotadas em novembro. Porém, logo no início de dezembro, o governo reconheceu que o “lockdown parcial” não foi suficiente para conter o vírus e anunciou um confinamento ainda mais rígido.

Apenas em 24 horas, 11,3 mil novos casos de Covid-19 foram confirmados no país, segundo o Instituto Robert Koch, referência alemã para doenças infecciosas. Também em um dia, 989 pessoas morreram por complicações do coronavírus. As informações são do portal de notícias G1.

 

Sair da versão mobile