Ícone do site Jornal O Sul

A aposentadoria pelo INSS sem sair de casa começa nesta segunda-feira

Dificilmente as pessoas conseguem se aposentar pelo teto da Previdência, hoje em R$ 5.645,81. (Foto: Agência Brasil)

Os trabalhadores que atingirem requisitos para se aposentar por idade – 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens) -, vão poder dar entrada no benefício sem sair de casa a partir desta segunda-feira. O pedido estará liberado para ser feito pelo portal Meu INSS (www.inss.gov.br). Mas para ter acesso é preciso cadastrar senha e login no site. O requerimento do salário-maternidade também será feito via on-line da mesma data em diante.

Nos casos em que as informações necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), será possível a concessão automática do benefício. “Esperamos melhorar ainda mais os serviços à toda população, será uma melhora contínua”, afirmou Fernando Sixel, gerente-executivo da Gerência Centro do INSS do Rio.

Para fazer o cadastro, é preciso digitar CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o Estado onde nasceu. Algumas perguntas serão feitas para confirmar a identidade do usuário. Ao respondê-las corretamente será gerado um código de acesso provisório para que o trabalhador acesse o site. Com esse código, o segurado deve cadastrar login e senha.

Ao acessar a página na internet, o segurado deve procurar abaixo do ícone “Serviços”, que fica do lado esquerdo da página, o Meu INSS. Ao clicar nesse item, abrirá uma nova aba onde os serviços oferecidos pela internet podem ser acessados.

O primeiro deles é a “Aposentadoria por idade”, seguido de “Salário-maternidade”. Ao entrar no serviço desejado, se o segurado já tiver atingido os requisitos necessários (60 anos para mulheres e 65 para homens), será aposentado automaticamente.

Sem agendamento

Os benefícios também poderão ser solicitados pela Central 135. Em ambos os casos, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento. Com isso, o instituto vai eliminar a etapa de agendamento e diminuir a espera por atendimento nos postos.

“Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS”, informa o instituto.

Serviços agendados

A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone. São eles: Alterar meio de pagamento; Atualizar dados cadastrais do beneficiário; Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes; Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País; Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF; Cadastrar Declaração de Cárcere; Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família; Cadastrar ou Renovar Procuração; Cadastrar ou Renovar Representante legal; Desbloqueio do Benefício para Empréstimo; Desistir de Aposentadoria; Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte; Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS; Reativar Benefício; Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho; Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão; Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido; Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário; Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho; Transferir Benefício para outra Agência.

 

Sair da versão mobile