Ícone do site Jornal O Sul

A Associação dos Juízes Federais do Brasil divulgou uma nota de repúdio ao comportamento do juiz que planejava mandar recolher urnas eletrônicas antes da eleição

Eduardo Rocha Cubas foi afastado do cargo. (Foto: Reprodução)

Em nota, a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) afirmou que repudia “qualquer comportamento violador da institucionalidade e das liberdades democráticas”, e que o juiz Eduardo Rocha Cubas, afastado por planejar mandar recolher urnas antes da eleição, não é associado da entidade.

O magistrado acusado é do Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO) e presidente da Unajuf (União Nacional dos Juízes Federais), que, segundo a Ajufe, não “representa e não fala pela magistratura federal brasileira” e tem um número “inexpressivo” de associados.

“A Ajufe, única entidade que representa nacionalmente a magistratura federal, acredita na atuação isenta e equilibrada do Conselho Nacional de Justiça para solucionar esse caso isolado que envolve um juiz federal”, afirmou a associação.

Na última sexta-feira, o CNJ tomou medidas cautelares para evitar que Eduardo Cubas prejudicasse a eleição no dia 7 de outubro atendendo a pedido da Advocacia-Geral da União após condutas suspeitas. Segundo a AGU, o magistrado tinha planos de conceder uma liminar na sexta-feira anterior ao pleito para determinar que o Exército recolhesse urnas eletrônicas.

Texto integral

A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) há 46 anos é a entidade representativa da Magistratura Federal Brasileira, reunindo em seus quadros mais de de dois mil associados de todo o país. São juízes e juízas federais, desembargadores e desembargadoras federais, ministros e ministras do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.

Dentre os seus objetivos sociais está o trabalho pelo fortalecimento do Poder Judiciário e de seus integrantes, pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e pela plena observância dos direitos humanos, de modo que não compactua e repudia qualquer comportamento violador da institucionalidade e das liberdades democráticas.

Eduardo Rocha Cubas, Presidente de entidade denominada Unajuf, não é associado da Ajufe. É importante destacar que a Unajuf, cujo número de associados é inexpressivo, não representa e não fala pela magistratura federal brasileira.

A Ajufe, única entidade que representa nacionalmente a magistratura federal, acredita na atuação isenta e equilibrada do Conselho Nacional de Justiça para solucionar esse caso isolado que envolve um juiz federal.

Sair da versão mobile