Ícone do site Jornal O Sul

A atriz Penélope Cruz explicou o segredo de seu bom casamento com Javier Bardem

Penélope Cruz e Javier Bardem estão com uma nova parceria, o filme “Todos Lo Saben”. (Foto: Divulgação)

Javier Bardem e Penélope Cruz trabalharam juntos pela primeira vez no filme “Jamón, Jamón”, de 1992. Na época, a atriz espanhola era apenas uma adolescente e a química entre os dois era palpável. Agora, aos 44 anos, ela desfila feliz com o marido pelo Palais des Festival, prédio sede do Festival de Cannes, na França, onde apresentaram a nova parceria, o filme “Todos Lo Saben”, na noite de terça-feira (8).

O casamento dos atores aconteceu apenas em 2010. E a relação vai tão bem que chamou a atenção do diretor do longa, Asghar Farhadi, elogioso à dupla na coletiva de imprensa em que falaram do longa, o responsável por abrir o evento neste ano. “Foi maravilhoso trabalhar com os dois. É bom ver uma relação tão saudável e harmoniosa, de pessoas que sabem separar ficção de vida real.”

Tal distinção é o que Penélope aponta como parte da fórmula de sucesso do casal, dentro e fora das telas. “Trabalhamos juntos algumas vezes. Aprendemos a não levar os personagens para casa. Temos um emprego e temos um lar, conseguimos separar os dois. Nosso jeito de trabalhar é parecido. Quando eu era mais nova, me afundava nos personagens. Agora, consigo me desprender”, conta. “Confiamos muito um no outro e nos conhecemos bem. Tudo isso também ajuda.”

Na mesma coletiva, Bardem defendeu a esposa de um chiste vulgar. Um jornalista latino quis fazer uma piada na linha do dito popular “Onde se ganha o pão, não se come a carne”. Bardem simplesmente pegou o microfone e respondeu: “Este é o comentário mais ofensivo que eu já ouvi”.

O longa-metragem dirigido por Farhadi, sobre os segredos e divergências de uma família, conta ainda com o argentino Ricardo Darín e os espanhóis Barbara Lennie e Miguel Herrán, conhecido pela série “La casa de papel”.

Este é o nono filme em que Cruz e Bardem, já premiados em Cannes e no Oscar, atuam juntos. O casal, que tem dois filhos e mora na região de Madri, explica que o trabalho não entra em casa. “Quando o dia acaba, não falamos de trabalho”, disse Cruz.

Após o recente “Loving Pablo”, o casal foi questionado se pensa em voltar a rodar um filme em conjunto em breve. “Não prevemos fazer todos os anos”, respondeu a atriz, de 44 anos.

Diante da pergunta inevitável nesta edição do festival, que adotou a bandeira feminista após o terremoto provocado pelo escândalo Weinstein, Penélope Cruz revelou que recebeu o mesmo salário que Bardem neste filme em que interpreta uma mãe cuja filha desaparece no fim de um casamento.

Farhadi conseguiu a proeza de rodar um filme em um idioma que aprendeu em dois anos, retratando sem clichês a cultura espanhola. “Ele é como uma esponja. Absorveu tudo sobre como se vive na Espanha”, afirmou a atriz sobre o diretor.

A crítica elogiou de maneira geral o filme, mais uma trama intimista de Farhadi (“A Separação”, “O Passado”, “O Apartamento”), e aplaudiu em especial o trabalho dos atores.

Até uma das críticas menos entusiasmadas, a da revista Variety, disse: apesar de ser o filme “mais fraco do diretor é melhor que a grande maioria dos dramas comerciais produzidos na Espanha, França e Estados Unidos”.

O filme, que está na mostra competitiva pela Palma de Ouro, foi vendido à distribuidora Focus Features, que será responsável pela exibição nos Estados Unidos. A estratégia é tentar encaixar o longa-metragem no período de premiações da indústria norte-americana.

Sair da versão mobile