Ícone do site Jornal O Sul

A confiança dos empresários brasileiros atingiu o maior nível desde abril de 2014

A produção no Rio Grande do Sul caiu 11% em relação a abril. (Foto: Freepik)

A confiança empresarial registrou o maior nível desde abril de 2014, conforme levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas). O Índice de Confiança Empresarial avançou 0,3 ponto entre fevereiro e março, para 95 pontos. Com o resultado, o indicador médio do primeiro trimestre fechou 2,8 pontos acima dos três meses anteriores e 11,5 pontos acima do mesmo trimestre em 2017, nesse caso sem ajuste sazonal.

A confiança avançou em quase todos os setores, com exceção de serviços, que recuou 1,7 ponto em março. A maior contribuição para a alta do índice foi dada pela indústria (2,9 pontos), seguida pelo comércio (1,9 ponto).

Em março, houve alta da confiança em 51% dos 49 segmentos pesquisados pela FGV para compor o ICE. Considerando-se médias móveis trimestrais, a proporção de segmentos em alta é de 58%, na margem.

O resultado de março seguiu o padrão do mês anterior: variação discreta da confiança empresarial com melhora na percepção sobre a situação atual e estabilidade das expectativas”, afirmou o superintendente de Estatísticas Públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr., em comentário no documento.

Dadas as limitações a um avanço mais expressivo da confiança estabelecidas pelo ritmo ainda lento de recuperação da economia e pelos níveis ainda elevados de incerteza, a acomodação do índice em novo patamar por dois meses ainda pode ser lida de forma favorável. O índice deve retomar a tendência ascendente nos próximos meses.”

A FGV coletou informações de 4.893 empresas entre os dias 1º e 23 de março.

 

Sair da versão mobile